Como funciona o Facebook?


O Facebook é uma rede social que permite conversar com amigos e compartilhar mensagens, links, vídeos e fotografias. A ferramenta criada em 2004 pelos americanos Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Chris Hufghes e pelo brasileiro Eduardo Saverin  também permite que você receba as novidades das páginas comerciais das quais gostar, como veículos de comunicação ou empresas. Para você entender melhor seus recursos, NOVA ESCOLA explica abaixo as principais funcionalidades oferecidas.
Depois de entrar na rede, curta a página de NOVA ESCOLA e acompanhe as nossas novidades.

  • Para se cadastrar, encontrar amigos e editar seu perfil
Ao entrar no Facebook, é aberta uma página para um cadastro inicial e gratuito, que pede nome, sobrenome, email, sexo, data de nascimento e uma senha. Depois que sua conta for criada, a rede social sugere que você localize seus amigos que já estão cadastrados por meio dos seus contatos do seu email e/ou MSN Messenger. Essa etapa é opcional. Para que as pessoas encontradas façam parte do seu grupo de amigos, você deve pedir uma autorização para adicioná-las, assim como as pessoas devem pedir uma confirmação sua para entrar na sua rede. O Facebook possibilita que você envie um convite por email para as pessoas da sua lista que ainda têm perfis na rede.

Para editar o seu perfil, preencha as informações básicas, como cidade, sexo, data de nascimento e idiomas. Em foto do perfil, você define a imagem da sua página, como uma foto pessoal copiada de seus arquivos ou tirada com webcam (câmera ligada ao computador para a transmissão de imagens pela internet).

Você pode acrescentar outras fotos em álbuns e mais informações no seu perfil, como onde trabalha e estuda, além de detalhar gostos pessoais. Com exceção das informações básicas e da foto do perfil, a privacidade de tudo que você publicar em sua página é opcional.

  • Como funciona o ''feed de notícias'' e o que é ''mural''
No centro da sua página inicial no Facebook, aparece o ''feed de notícias'', ou seja, as atualizações dos seus amigos, os links que eles divulgam, os vídeos, as notícias etc. Você pode comentar cada item ou clicar no botão ''Curtir'' para demonstrar que gostou daquele conteúdo. Da mesma forma, o que você divulgar no campo ''O que você está pensando'', pode aparecer no ''feed de notícias'' deles. Quanto mais um conteúdo for curtido ou comentado, mais aparece para as pessoas da sua rede.

Além do feed, cada usuário tem o seu mural, que aparece ao clicar sobre seu nome, informando o que foi curtido, recomendado, publicado e quem foi adicionado recentemente. Todas as suas ações aparecem nessa página, em ordem cronológica, da última para trás.
  • Como conversar com seus amigos
Se não quiser trocar mensagens publicamente com seus amigos nos murais deles, você pode conversar em particular com um ou com um grupo com as ''Mensagens'' e tudo que for escrito por todos aparecerão na mesma janela.

Outra maneira de se comunicar é o bate-papo, que possibilita a troca de mensagens instantâneas com as pessoas que estão online, status indicado por uma bolinha verde, na coluna esquerda de sua página inicial.
  • O que são os aplicativos
Os aplicativos do Facebook são ferramentas que permitem criar eventos, fazer listas de vídeos, integrar o que publicar no Twitter e no Youtube. Além disso, existem ferramentas de interação criadas por outras empresas ou pessoas, como jogos e testes temáticos e até brincadeiras para enviar aos amigos.
  • O que são os ícones do Facebook nos sites e as caixas de recomendações
Muitas empresas têm uma página própria na rede social para divulgar notícias, novidades e interagir com as pessoas que gostam de seus produtos. Ao curtir uma página, você recebe em seu ''Feed de notícias'' o que for publicado.

Uma ferramenta comum nos sites, sobretudo nos jornalísticos, é a caixa de ''Atividade Recente'', que aponta links para reportagens, vídeos e outros conteúdos do site comentados ou curtidos no Facebook. Você também pode encontrar em muitos sites a caixa de ''Recomendações'', que oferece indicações personalizadas para quem visita essa página, considerando todas as interações feitas pela sua rede nele.
Para sugerir aos seus contatos uma página interessante, procure nela os botões  "Recomendar" ou  "Curtir" e clique. Se ela não tiver nenhum botão relacionado ao Facebook, use a caixa ''Compartilhar'' da usa página inicial na rede, escolha o tipo de conteúdo (Status, foto, link ou vídeo) e copie o link. As informações desse conteúdo são carregadas automaticamente, mas você pode editá-las.

O NTE ANANIN E AS REDES SOCIAIS
Acreditamos no grande potencial educativo das mídias sociais pois é notória  sua penetração entre os educandos.
Intencionando ampliar o debate sobre o uso do orkut, facebook, twiter, etc. na educação estamos disponibilizando o serviço de assessoria técnico/pedagógica aos professores e escolas.
Aguardamos seu contato!!

Fonte: Facebook > Maria do Carmo
Imagem: Google

Post: Giselle

Comentários