Resultados do Ensino Motivador através de Recursos Tecnológicos


Nos dias 8 a 20 de abril de 2011 aconteceu em Belém a terceira edição do III Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia (CIELLA), organizado pelo programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA), programa misto nas áreas de Lingüística e Estudos Literários.
O evento abriu suas portas a uma média de 1000 participantes, entre estudantes do ensino médio, de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores de instituições locais, nacionais e internacionais, e profissionais de áreas afins, buscando instaurar um diálogo mais efetivo entre pesquisadores e outros atores sociais.
Sob a perspectiva de compartilhar experiências da área tecnológica também para o Ensino de Línguas, a multiplicadora do NTE Ananin, Profª Giselle Bezerra, submeteu um trabalho de Comunicação que foi apresentado na sessão Recursos Tecnológicos. O multiplicador do NTE Ananin, Téo Sanches, também prestigiou o evento. Confira abaixo o resumo do trabalho.

MOTIVANDO PRODUÇÕES LINGÜÍSTICAS EM LE A PARTIR DE RECURSOS TECNOLÓGICOS APLICADOS AO ENSINO

Ewerton Lopes Branco – UFPA
Giselle Cristiane Pinto Moreira Bezerra – SEDUC

O objetivo do trabalho era o de compartilhar os resultados de duas propostas de produção linguística aplicadas com alunos de graduação em Inglês da UFPA, campus Bragança, na disciplina Inglês Intermediário, no ano de 2010. A primeira proposta referiu-se à utilização de filmagens feitas pelos alunos para produção de vídeos sobre os pontos turísticos da cidade de Bragança-PA. Os vídeos foram editados e legendados pelos próprios alunos, que também produziram a parte textual. A segunda proposta versou sobre a produção de travel blogs, na qual foi proposto aos alunos, criar uma foto-montagem deles, acompanhada de um texto em inglês, em lugares fictícios, no formato de um diário de viagens. Os alunos escolheram lugares como Wonderland (Alice), Hogwarts (Harry Potter), Narnia (As crônicas de Nárnia) e Far-Far away (Shrek). O embasamento teórico do trabalho pautou-se nos estudos sobre o uso de recursos tecnológicos no ensino de línguas, norteados por Dudeney & Hockly (2007) e Coscarelli (2006), buscando investigar a aplicação de recursos que os alunos utilizam normalmente fora de sala de aula a fim de integrar o cotidiano deles aos conteúdos que estão sendo estudados em sala. As propostas desenvolvidas mostraram-se bem sucedidas tanto em relação à motivação destes alunos em realizar as tarefas, o que é possível notar pela qualidade dos trabalhos, quanto em relação à fomentação da produção lingüística, já que os alunos buscaram utilizar até mesmo vocabulário e estruturas de língua que estavam além do que lhes era solicitado, tendo em vista o grau de dificuldade da disciplina estudada. Espera-se com esta apresentação, sobretudo, trocar experiências a respeito do assunto e incentivar a adaptação destas propostas principalmente no que se refere à aplicação das mesmas em outros contextos no processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: produção lingüística; recursos tecnológicos; motivação; ensino-aprendizagem

É a tecnologia nos dando suporte rumo ao desenvolvimento da educação.

Post: Giselle Bezerra

Comentários