SOU NTE ANANIN ATÉ O FIM


O projeto NTE Ananin até o FIM é mais uma iniciativa de nossa equipe de formadores e tem por finalidade envolver entidades públicas e privadas no reaproveitamento de computadores obsoletos para ações de inclusão digital da comunidade escolar e organizações sociais.
A inclusão digital não requer a utilização de equipamento de tecnologia de ponta. Equipamento dados como obsoletos para entidades, públicas e privadas, podem ainda ser utilizadas em atividades de inclusão digital. Alguns desses equipamentos podem ser utilizados diretamente, outros necessitam de atualização ou de reparos.
Reaproveitamento de Computadores
  1. Caracteriza-se pela reutilização de computadores inteiros, somente realizando processo de reinstalação de sistema e programas;
  2. Caracteriza-se também pela reutilização de peças de computadores para gerar novos equipamentos que possam ser utilizados;
    O reaproveitamento de peças de computadores obsoletos contribui com o meio-ambiente, quando evita que sejam descartadas indevidamente no lixo e contribui para a organização de espaços das instituições que detêm esses equipamentos, pois sem utilização, acabam sendo estocados em depósitos e/ou salas que poderiam ser utilizadas para outros fins. Na maioria das vezes, os computadores que estão parados apresentam defeito em apenas um ou dois componentes que poderiam ser substituídos por outros de uma máquina similar, diminuindo assim o número de máquinas a serem descartadas.
O que seria descartado passa a ser reaproveitado tanto para a sua utilização em escolas e comunidades, como para formação profissional em cursos de manutenção de computadores que envolverá alunos de escolas públicas e comunidade em geral.
     Segundo dados do Greenpeace, são descartados anualmente de 20 a 25 milhões de toneladas de produtos eletrônico, grande parte de forma inadequada. Por conter materiais pesados e tóxicos, como mercúrio, chumbo, cádmio, berílio e arsênico, o descarte irresponsável gera riscos de contaminação humana, da água e solo. De acordo com a Fecomércio - Federação do Comércio do Estado de São Paulo -, apenas 10% dos computadores são reciclados no mundo.
     Seja nosso parceiro nessa ação cidadã, estamos aceitando doação de máquinas antigas, peças, periféricos. Aquele seu velho computador, esquecido num canto, todo empoeirado, pode ser recondicionado e doado a uma escola ou centro comunitário.
      Entre em contato conosco....  
Post: TC
Texto: Equipe Nte Ananin
Log: Marco Buro

Comentários