POROROCA SONORA EM CASTANHAL

Através de solicitação do Núcleo de Tecnologia do município de Castanhal à coordenação da CTAE/SEDUC, o NTE Ananin está em visita de assessoria técnica e pedagógica a rede de escolas municipais de Castanhal para a implementação das Rádios Escolares.
Num primeiro momento de nossa visita estivemos fazendo uma diagnose das oito escolas que receberam os equipamentos de rádio do MEC pelo Mais Educação – o Kit rádio escola é composto de mesa de som, caixas amplificadas, dois microfones, microsystem, fone de ouvido e gravador digital – uma configuração apropriada para criação de uma Rádio Pátio (aquela que funciona numa área aberta da escola, normalmente, no local onde os alunos fazem a refeição).
Em nossa visita diagnóstica, conferimos a excelente estrutura das escolas municipais de Castanhal, todas apresentam Sala de Informática e espaços pedagógicos diversos – biblioteca, sala multimídia, sala para educação especial, etc – Sendo que, algumas já apresentam Sala de Rádio ou estão em fase de adequação de espaço para essa finalidade.
Num processo de implementação de qualquer mídia no espaço escolar, a principal preocupação é com a apropriação por parte da comunidade escolar com esse novo recurso, a formação precisa ser colocada como prioridade. O conhecimento das especificidades da linguagem radiofônica e seus entrelaçamentos didáticos, pedagógicos e com a rotina escolar são vitais para uma perfeita inserção da mídia rádio nos processos comunicativos da escola.
Nosso cronograma aqui em Castanhal conta, ainda, com uma reunião com o Secretário de Educação do Município para apresentação de uma proposta de parceria SEDUC/CTAE/NTE Ananin/NTM Castanhal para consolidação do programa Rádio Escola.
O NTM Castanhal foi inaugurado no mês de outubro possuindo uma equipe dinâmica, mesmo com pouco tempo de existência, já apresenta resultados de inserção das tecnologias nas escolas e formação de professores. Nossos parabéns a toda equipe do NTM Castanhal e desejos de sucesso e crescimento. Estamos a sua disposição sempre que precisarem. Confira o Blog do NTM Castanhal Aqui


Post: TC
Fotos: Eric

Comentários