FORMAÇÃO PROINFO INTEGRADO - 40HORAS


Encerramos mais uma formação de Introdução à Informática Educativa, curso de 40 horas do Proinfo Integrado. Formação ministrada para técnicos, professores e gestores da Créche de Referência de Educação Infantil “Essência Ananin”, localizada no bairro do Distrito Industrial, Ananindeua-PA.
A formação ocorreu nas dependência da CREI-1 Essência Ananin e foi uma grata supressa encontrámos, numa “área vermelha” do município de Ananindeua, instituição de ensino infantil com pré-escolar, com instalações físicas e quadro técnicos de exelente qualidade, o que ficou comprovado com a recepção e o acolhimento que tivemos durante o período do curso.
Esta formação só foi possível pelo empenho da coordenação da sala de informática da CREI-1, na pessoa da Profª Lenilza Machado e da coordenação do NTE Ananin que conjuntamente adequaram o curso para o período de recesso da instituição.
A instituição atende crianças de 0 à 5 anos, e em função desse diferencial, o curso foi realizado de forma que o uso dos software fossem direcionados, para melhor aproveitamento, às atividades cotidiana da instituição. Uma das ações de ensino importante para a clientela da CREI-1 é o aletramento, o que nos levou a pensar como aproveitar o editor de texto e o Impress, software de apresentação de slides do linux, em atividade de interação com crianças de até 5 anos. Coletivamente verificou-se várias possibilidades de desenvolvimento de atividades de interatividade com o software Impress: reconhecimento e a inter-relações de letras, imagens e sons.
Fica um dever de casa para o NTE Ananin, inserir no programa do curso de 100 horas, o desenvolvimento de interfaces interativas nas atividades do Impress. Essa demanda precisa ser trabalhada e pode gerar um projeto específico para os professores da CREI-1. E constitue-se em um exelente tema para desenvolvimento de monografia de especialização ou mestrado na área da educação infantil ou da informática educativa.
 No dia 30 de março (sexta-feira) ocorrerá a certificação na CREI-1, pela parte da Manhã (09:00h).

Comentários