Texto: Pensando em Tecnologia

Pensando em Tecnologia [...]

Muitos são os educadores que ainda tem resistência ao uso da tecnologia em sua prática diária. Esta dificuldade muitas vezes é justificada pela falta de equipamentos ou de um laboratório de informática na escola. Na verdade o conceito de tecnologia esta direcionado ao uso de computadores mas isso é um mito. As tecnologias hoje disponíveis vão desde celulares (que praticamente todos tem)  com acesso a internet e as redes sociais até televisões interativas com  acesso a filmes em alta definição via internet em um simples apertar de botão. O Brasil atualmente ocupa a 5a colocação mundial no uso da internet para transações financeiras (Banking) e nossa tecnologia é exportada para diversos países. 

Em se tratando de educação, as tecnologias proporcionam uma maior interação entre o aluno e o professor. Já não somos os únicos a ensinar.Estamos em uma via dupla onde a todo momento o conhecimento é visto e revisto.Estamos aprendendo a aprender. O mundo já não tem tantas distâncias assim. As notícias que antes levavam até 2 dias para chegar em nossos notíciário de TV hoje leva apenas alguns segundos. As pessoas que antes não tinham voz, hoje falam através das redes sociais. Não só os hollywoodianos tem fama, os anônimos também e em algumas horas são "acessados" milhões de vezes e você ainda pode dizer se "curtiu" ou não. Que diria Zuckerberg quando fundou o facebook em 2004. E onde está o sucesso nisso? Nas pessoas. A internet ou qualquer outro meio de tecnologia só existem devido as relações humanas. É o interagir criando uma revolução no ensinar e no aprender.
 Os educadores podem então perguntar: O que fazer para mudar a minha prática? Como gostar de tecnologia? Será que a máquina não me substituirá? As respostas a essas perguntas são diversas mas todas elas nos levam ao mesmo caminho...o mesmo caminho de onde começamos: as pessoas. A máquina ainda não pode substituir o olhar, o fazer com amor, ela ainda não tem o poder de sentir as pessoas e tudo isso faz parte de um ambiente que existe dentro das salas de aula e no mundo em que vivemos. Porque mais importante que saber utilizar corretamente a tecnologia é saber lidar com sua parte mais complexa : O ser humano. 

 



Comentários