ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL - ETI - parte II




Assessoramento as Escolas TI - Eneida de Moraes e Raimundo Vera Cruz
Dentre os desafios das escolas de tempo integral - ETI podemos destacar a necessidade da reestruturação física e pedagógica.
A estrutura física das escolas precisa ser otimizada para atender os alunos que passarão o dia todo na escola e as rotinas, serviços, recursos didáticos precisam ser reavaliados e, possivelmente, reconfigurados para atender essa nova demanda.
Os espaços pedagógicos ganham destaque especial pois, com a necessidade de envolver e criar atividades diferenciadas e interessantes para os alunos por mais tempo que o ensino normal, esses espaços passam a ser fundamentais.
Atividades envolvendo as diferentes mídias - rádio, vídeo, fotografia, etc. - geram a possibilidade da criação e produção de conhecimento de forma colaborativa.
A compreensão da relevância desses fatores e a busca por soluções e parcerias denota uma gestão escolar competente e empenhada em criar as possibilidades e os recursos necessários a sua equipe de professores para enfrentar o desafio da ETI.
Assessorar as escolas Raimundo Vera Cruz e Eneida de Moraes na sua etapa de planejamento e busca por soluções lança novas perspectivas para formação continuada de professores tendo em vista que a flexibilidade e a versatilidade na administração do tempo e dos espaços gerados pela ETI podem propiciar excelentes experiências do uso das tecnologias no espaço escolar.
Post e Fotos: TC

Comentários