Implementação de SIEs nas Escolas da USE 18


Na última semana, o NTE, representado pela formadora Giselle Bezerra, esteve em visita à escolas da USE 18 com o objetivo não apenas de estabelecer ou renovar laços profissionais, mas principalmente de auxiliar no processo de implementação das Salas de Informática Educativa (SIE) destas escolas.

Na 3ª feira, 15/05, a Escola Príncipe da Paz foi a primeira a ser visitada. Sob apoio dos formadores Téo, visitamos a escola cuja SIE está pronta e bem equipada. Porém, devido um problema elétrico boa parte das máquinas não estão funcionando. Algumas orientações foram dadas à direção e à Professora que nos atendeu, Sra. Sueli. No mais, estaremos aguardando o retorno em breve da escola para providências de futuras formações e lotação de professores na SIE para efetivo funcionamento do espaço.

O próximo espaço visitado foi a SIE da Escola Renascer. A SIE está a todo vapor, aguardando apenas a atualização do Sistema Operacional de suas máquinas para Linux Educaional 4.0 e regularização no sistema de gestão de espaços da SEDUC. A Diretora, Sra. Socorro Palheta, foi orientada quanto a alguns procedimentos para efetivo funcionamento da SIE, tais como regularização do espaço junto a Secretaria de Educação; solicitação de mobiliários, tais como cadeiras; e providências de lotação de professores. O NTE estará no aguardo para programar futuras formações também no espaço com os professores da Escola.

A SIE da Escola João XXIII foi a próxima a visitarmos. O espaço havia recebido as máquinas do PROINFO ainda em 2011, as quais estavam sem instalação desde então. Num assessoramento durante a semana pedagógica em março deste ano, foram estabelecidos compromissos deste NTE com a Escola através da formadora Giselle, que se colocou a frente do processo para implementação, de fato, do espaço. Desde a última semana do mês de abril, a SIE já está com todas as suas máquinas funcionando com o novo Sistema Operacional, aguardando apenas a lotação de professores habilitados para o trabalho específico no espaço.

Ficamos felizes e recompensados em poder cooperar com as escolas para a implementação das TIC em suas rotinas. É nosso dever contribuir para o pleno funcionamento não apenas técnico, mas principalmente pedagógico das Salas de Informática. Salientamos, ainda, a importância do cuidado da direção em permitir a lotação de profissionais habilitados, isto é, preparados para assumirem as grandes responsabilidades inerentes ao trabalho no espaço. A responsabilidade quanto a este efetivo funcionamento perpassa, também, por quem solicita tais lotações nas SIE de suas escolas, ou seja, a Direção. Contamos com a colaboração das escolas em nos ajudar a manter estes espaços funcionando, assim como nos colocamos à disposição com este fim.

Clique aqui e veja mais fotos.

Fotos: Giselle Bezerra
Post: Giselle Bezerra

Comentários