terça-feira, 29 de maio de 2012


No próximo deia 04/06 o NTE iniciará mais uma turma de Introdução a Educação Digital, será a 4ª turma deste primeiro semestre - tivemos as turmas do Alcides Carneiro, com a Profª Formadora Giselle, da Creche Essência do Anani, com o Profº Formador Marco Aurélio, do NTE Ananin, com os Profº Formadores Téo e Denis (manhã e Tarde) - Agora é a vez da Escola Paraense, da USE 15, com os profº Formadores Téo e Tony Cunha.
 A Escola Paraense recebeu recentemente equipamentos para sua sala de Informática. Este processo teve início com a diretora Virgpinia de Nazaré e,  agora está tendo continuidade com a atual diretora, Patrícia Guimarães e está ambas muito comprometidas com as atividades da escola.
Convêm salientar a atitude dos gestores das escolas que criaram a possibilidade da formação em serviço, na própria escola, flexibilizando horários sem prejuízo para a rotina normal da escola - as aulas acontecem normalmente durante a formação - a flexibilidade na gestão permite aventurar-se em uma forma de trabalhar completamente diferente da convencional com tempos, horários e locais fechados em si.
Dessa forma percebemos a escola em sintonia para que todo o projeto pedagógico funcione de forma eficiente  em toda a comunidade escolar. 
Nessas experiências, tivemos um primeiro momento com professores, funcionários, equipe técnica e gestão para falamos de tecnologia e de como podemos criar meios de interação e integração entre alunos, educadores e tecnologias. Em um mundo cada vez mais mergulhado na tecnologia, a educação não pode de maneira nenhuma ficar à margem desse processo. Podemos comparar essa aventura com o clássico Alice no País das Maravilhas, do matemático britânico Lewis Carroll , onde a jovem Alice, se depara com o mundo diferente e ao mesmo tempo surpreendente. 
Os professores da escola também nos falaram de suas expectativas e das dificuldades de trabalhar em projetos de integração das tecnologias, que são complexos e ao mesmo tempo motivadores. É a educação fazendo a educação e uma nova forma de aprender e ensinar. 
Desejamos a todos os educadores que estão vivenciando essa experiência uma ótima "jornada" rumo ao saber. O NTE Ananin está a disposição das escolas para dar suporte, fazer qualificação através dos cursos do Proinfo, de nossas oficinas e assessoria sempre que for necessário.
Um grande abraço à todos e até nosso próximo Encontro.
Confira as fotos da Palestra sobre Tecnologias na educação realizada na escola Paraense.





 Post e Fotos: TC

Nenhum comentário: