TECNOLOGIAS NO CAIC

 Escola Eneida de Moraes - Caic - Conj. Julia Seffer
A escola Eneida de Moraes - CAIC, localizada no Conj. Julia Seffer, pertencente a USE 18, durante o ano letivo de 2012 foi contemplada com Turmas de Tempo Integral. Está experiência mobilizou toda a comunidade escolar, desafios e dificuldades foram superados e novas propostas surgiram.
Com relação ao uso das tecnologias na escola constatou-se que se fazia necessária uma perfeita integração dos aparatos tecnológicos com as rotinas pedagógicas. É comum termos escolas com grande variedade de equipamentos e os mesmos permanecerem sem uso por diversos fatores como a falta de organização do tempo e dos espaços, insegurança técnica e pedagógica dos professores para empregá-los em sua rotina curricular, etc.
 Sala de Informática do Caic
No caso específico do Caic a equipe do Nte Ananin procurou focar as ações de inclusão das TIC em alguns pontos centrais, a formação da equipe técnica e dos professores, a otimização dos tempos e espaços e a diagnose de potencialidades.
Quanto a organização dos tempos e espaços verificamos que a escola é bem estruturada, com quadra de esportes, sala multi uso e, com turmas de tempo integral a maioria dos professores tem dedicação exclusiva, fato que facilita a criação de rotinas e ações diferenciadas.
A diagnose de equipamentos apontou para um fato comum a muitas escolas, existem equipamentos, porém, não são muito utilizados.
A formação técnica e pedagógica ao mesmo tempo é o problema e a solução. Traçamos, em conjunto com a direção, um processo de formação em serviço que teve início dia 28 de janeiro, com o curso de introdução a educação digital, neste etapa da formação procedemos a otimização da sala de informática que funcionava com 08 máquinas. Através de remanejamento do excedente de máquinas da escola Erotildes Frota Aguiar, também da USE 18, foi possível deixar 16 máquinas operacionais faltando apenas alguns ajuntes na rede lógica para que todos tenham conexão com a internet.
Esse processo de otimização da SIE acontece em paralelo com a formação dos professores que se envolvem no processo e aprendem mais sobre Software e Hardware.

 Professores e técnicos no curso de Introdução a Ed. Digital
O projetor multifuncional enviado pelo MEC a escola foi o primeiro equipamento que os professores aprenderam a usar, devido a sua versatilidade será utilizado nas salas de aula com propostas didáticas áudio visuais.
Após a formação básica os professores iniciarão o curso Tecnologias na Educação, com carga horária de 100 horas e na modalidade semi presencial e, durante o ano letivo de 2013, haverá uma formação de rádio escolar, pois a escola possuí uma rádio pátio, estruturada através do Mais Educação, que funciona no horário dos intervalos.
Parabenizamos a diretora Denise e toda a equipe técnica e pedagógica da escola Caic pela predisposição em promover mudanças e a integração de tecnologias e novas propostas pedagógicas para a comunidade escolar.
Agradecemos a direção da Escola Erotildes Frota Aguiar pela ação de parceria na construção de uma educação antenada com seu tempo no conjunto Julia Seffer.
Post e Fotos: TC

Comentários