PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ

Nesta terça-feira, 26 de março, será lançado o Pacto pela Educação do Pará o evento de abertura acontecerá no Hangar com início previsto para as 09:00 horas.
O principal objetivo do Pacto  é promover a melhoria da qualidade da Educação no Estado do Pará aumentando em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todos os níveis: Ensino Fundamental e Médio, num período de 5 anos.
A ação é o reflexo de um esforço  integrado de diferentes setores e níveis de governo, da sociedade civil, fundações, Organizações Não Governamentais (ONG's), da iniciativa privada e de organismos internacionais.
De acordo com o secretário de estado de educação, professor Cláudio Ribeiro, é importante pactuar com a sociedade as melhorias na área da educação. “A sociedade precisa se apropriar do equipamento social que é a escola, porque as mudanças na educação são de médio e longo prazo, portanto, as políticas públicas voltadas para a melhoria dos índices educacionais precisam ser de estado e não de governos, daí a importância do engajamento social na elaboração das mesmas”, destacou o secretário pedindo dedicação e participação de todos os profissionais da área da educação nesse movimento.
Para a diretora do Instituto Synergos, no Brasil, Wanda Engel, a educação é a base para o pleno desenvolvimento de uma sociedade. “Então o Pacto visa promover o apoio que os educadores necessitam para que desempenhem o seu papel da melhor maneira possível. Se houver união em prol desse objetivo a educação do Pará será uma referência nacional na transformação da qualidade da educação básica pública”.
A gestora da 1ª Unidade “Seduc na Escola” (1ª USE), Lucinete Albarado, que participou dos encontros que anteciparam a formulação do plano estratégico do Pacto, disse que esse movimento contribuirá para a valorização da educação em toda a sua essência. “Esta iniciativa confirma a preocupação e o compromisso da atual gestão com a educação, assim como, com a valorização de todos os envolvidos nesta área”, avaliou a gestora.
Resultados - Para atingir a meta de aumentar em 30% o Ideb do Pará, nos próximos 5 anos, o Pacto pela Educação do Pará se propõe a atingir sete resultados: Aumentar o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental; Melhorar o desempenho dos alunos do Ensino Médio; Investir na qualificação dos profissionais da educação; Renovar a estrutura física das escolas e melhorar os recursos didáticos pedagógicos utilizados em sala de aula; Aprimorar a gestão da Secretaria de Educação em todos os níveis administrativos; Envolver governo, escolas e comunidade nas ações na melhoria das atividades educacionais e Fomentar o uso da tecnologia da informação para a melhoria da prática docente e da gestão escolar.
Esses resultados apresentam um conjunto de projetos e ações, algumas delas já estão em andamento, outras em fase de planejamento. Dentre as ações implementadas, algumas já começam a apresentar os primeiros resultados como as do Projeto Jovem de Futuro (PJF), que está presente em 399 escolas e a meta é que até 2014 esteja presente em todas as unidades do ensino médio do estado. Além das escolas de tempo integral, que já são 14 em todo estado. Outra ação é do programa de capacitação “Ideb Pará”, que desde 2011, já capacitou 2.200 professores de língua portuguesa e matemática, atingindo 65 mil alunos em todo estado na perspectiva de melhorar o desempenho deles na Prova Brasil.
E como um dos objetos do Pacto é proporcionar um ambiente agradável para melhorar o rendimento da comunidade escolar, desde 2011, cerca de duzentas escolas passaram ou estão passando por reformas e adequações. Além disso, a Rede Estadual já deu início às licitações de outras quatrocentas obras previstas pelo programa Mais Saber. Entre reformas, construções de novas escolas, ampliações, cobertura e construção de quadras poliesportivas, são investidos cerca de R$ 350 milhões.

Fonte: Site SEDUC
 Texto: Danielly Gomes 

Post: TC 

Comentários