LINGUAGEM AUDIOVISUAL - POETIC@ DIGIT@AL




Encerra-se hoje a Oficina de Linguagem Audiovisual-Produção e Edição de Vídeo com Openshot para professores mediadores das salas de informática das escolas municipais de Ananindeua.
A iniciativa da formação se deu através de parceria entre o NTE Ananin e a SEMED de Ananindeua - Divisão de Informática Educativa e a oficina faz parte de uma Formação Continuada em Serviço visando a instrumentação dos professores mediadores em diferentes linguagens e mídias para aplicação em atividades com os alunos.
A formação iniciou no dia 04 de fevereiro, na escola municipal José Maria Moraes e Silva e está sendo finalizada na escola estadual Walter Bezerra Falcão com um público de cerca de 30 educadores.
A oficina teve como foco as especificidades da linguagem audiovisual, dicas de filmagem com equipamentos de fácil acesso como celulares e máquinas fotográficas digitais, captura e edição de imagens para produção de curtas metragens.



A utilização de software livre e disponível nas escolas impulsiona a realização de ações pedagógicas com o uso de TIC no ambiente escolar. Além do Openshot os participantes conheceram também o inkscape (editor de imagens vetoriais para construção de títulos) e o Audacity (editor de audio para a construção de trilha sonora).
Teremos mais 3 formações durante o ano letivo, duas por semestre, e incluí Rádio escola, Jornal escolar e edição de imagens.
Nossos agradecimentos a direção das escolas José Maria Moraes, Walter Bezerra Falcão especialmente a professora Sandra Yara, da sala de informática, pela acolhida e suporte técnico imprescindíveis a execução desta Formação.
Post e Fotos: Tony Cunha

Comentários