SisPAE


Carta do Secretário de Estado de Educação
A Secretaria de Estado (Seduc) e as Secretarias Municipais de Educação (Semeds) realizam, no mês de novembro, o exame do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) – Edição 2014. Trata-se de processo de avaliação em larga escala, que mede a proficiência, identificando, através de padrões de desempenho, o desenvolvimento cognitivo dos estudantes.
Iniciam-se, neste mês de outubro, as etapas de divulgação, mobilização e treinamento dos profissionais. Em novembro ocorrerá a distribuição do material nos Municípios e aplicação dos instrumentos de avaliação nas escolas. Os testes de Português e Matemática estão agendados para os dias 26 e 27/11/2014, de forma simultânea em todo o Estado. No site da Seduc, gestores, professores, alunos, famílias e todos os envolvidos na educação, podem acompanhar as ações do SisPAE 2014 e obter informações mais detalhadas no Portal da Seduc (www.seduc.pa.gov.br). Uma equipe de professores elabora simulado que pode ser utilizado pelas escolas para que os alunos previamente conheçam o formato da avaliação
O SisPAE avalia a aprendizagem, propõe reflexões e análises pedagógicas dos indicadores e resultados, e referenda políticas de educação e ações focadas na melhoria do desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio. A metodologia do Sistema contribui ao “relacionar o desempenho com o contexto sociocultural dos alunos e educadores ao caracterizar a educação paraense, atribuindo-lhe identidades no currículo, nos planos escolares e de gestão”.
Com a Edição 2014 do Sispae, a Seduc reafirma o compromisso de produzir informações que orientem processos de decisão, num acompanhamento sistemático de ações por uma educação pública de qualidade no Estado. Os Municípios contam com apoio técnico da Seduc na aplicação dos testes e questionários e no Portal SisPAE tem informações para entender melhor o que é o SisPAE, a quem ele atende, como funciona e de que forma a participação de professores, alunos e familiares contribui para o ensino público no Pará
A Seduc preparou manual com a metodologia do SisPAE, que será apresentado nos treinamentos dos profissionais da rede pública de ensino e será disponibilizado no Portal da Seduc (www.seduc.pa.gov.br). para todos, gestores estaduais e municipais, a fim de orientar a organização da logística e a aplicação dos instrumentos de avaliação. A mobilização para uma participação efetiva no SisPAE das escolas é responsabilidade de todos os parceiros: Secretarias Estaduais e Municipais, Associações, Consórcios, a UNDIME, as empresas parceiras, os comitês do Pacto pela Educação, Igrejas, a sociedade em geral.
A participação de todos é estratégica para uma educação de qualidade no Pará.
José Seixas Lourenço
Secretário de Estado de Educação do Pará

http://www.seduc.pa.gov.br/portal/index.php?action=Destaque.show&iddestaque=2328&idareainteresse=1

Comentários