Você conhece Tony Cunha?

O NTE Ananindeua está começando uma série de postagens para falar um pouco de seus formadores e de todos àqueles que contribuíram com o surgimento e construção do NTE Ananin até aqui. Vamos começar com nosso coordenador.



Antônio Fonseca da Cunha, nasceu em na cidade de Igarapé Miri, em 19 de fevereiro de 1966. Se formou na Universidade Federal do Pará em 2001, em Artes, mas na verdade ele já trabalhava na educação desde 1994. Em 1999, Tony (como é mais conhecido) criou na escola onde trabalhava um grupo de teatro e com os alunos deste grupo a revista "Cultural Interativa RCI"... Você observou o nome da revista? a palavra "interativa"... Naquela época ele já falava uma palavra que anos mais tarde estaria solta na boca de toda uma geração: Interatividade. Não precisa falar que a revista foi um sucesso e em sua edição de número 2 abordou um tema polêmico e considerado tabú para muitos, até hoje: SEXO. Com o título "Sexo: na escola, longe da escola" a revista falou de sexo na adolescência, gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) o lançamento da revista foi acompanhado de peças de teatro sobre o tema abordado.
Apaixonado por sua arte e por tecnologias em dezembro de 2009 foi convidado a fazer parte da equipe de construção do Núcleo de Tecnologia de Ananindeua somando esforços com a professora Rosiana Garcia, então gestora da USE 15, e com o professor Cavalcante, coordenador da CTAE naquela época, e juntos vieram a construir o projeto do que viria a ser o NTE Ananindeua que só começou a funcionar efetivamente em 2010, quando chegaram os professores formadores Célia França e Eric Siqueira.
As dificuldades, infelizmente, ainda são muitas mas com perseverança e com muita dedicação o NTE Ananindeua continua inovando, criando oportunidades, levando formação às escolas, seus educadores e a comunidade e tudo isso graças ao esforço de uma equipe unida e guerreira.
Há pessoas que acreditam em destino e há outras que fazem seu destino...Tony Cunha é uma delas. O NTE Ananin agradece seu empenho e faz essa homenagem mais que justa.
Encerramos este primeiro "Você conhece" com uma frase de Paulo Freire que representa muito bem as pessoas que contribuem para a educação e um mundo melhor: 

" A educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas.Pessoas transformam o mundo..."

Revista Cultural Interativa -1999


Comentários