NTE ANANIN na Escola ARIRI: Essa é pra rimar.....

 

E as formações do Computador interativo seguem a todo vapor.Desta vez foi a escola Ariri a receber a formação através dos formadores Célia e Denis que estiveram pela primeira vez na escola. O ambiente infantil e a ótima organização da escola fizeram que a formação tivesse um ar de volta ao passado, já que todos nós passamos pelo mundo encantado da alfabetização. A formação do Projetor Interativo do MEC cai como uma luva nas mãos dos professores, já que esse novo recurso pedagógico trabalha diretamente o aspecto lúdico e interacional das crianças.


A possibilidade de uso desse equipamento vai muito além do aspecto visual, ela também cria um mundo completamente novo aos olhos de educadores e de educandos. Tudo isso é claro depende muito mais da visão e da organização do material a ser desenvolvido com o equipamento do que propriamente seu uso efetivo. De nada vale ter uma Ferrari se eu quiser apenas um carro pra ir pro trabalho.Da mesma forma não é a tecnologia que transforma a escola, não! é a atitude de cada educador no feito de seu conteúdo.Você pode apenas usar a caneta para desenhar na lousa e apagar com apenas um click mas isso não é inovação na educação, isso é apenas fazer a mesma coisa de sempre com um equipamento tecnológico, um verdadeiro luxo "desnecessário". 

Mas se você pensar em construir uma proposta sólida com seus alunos, aí sim é possível romper a barreira da resistência e superar os desafios impostos na nossa profissão. A formação na escola Ariri foi marcada pela atenção e o interesse dos professores, na identificação de algumas ferramentas com suas propostas de aula e por seu empenho em dominar o equipamento para que realmente possam levar isso pra sala de aula. Fizemos simulação de calibragem da lousa, instalação na sala de aula dos pontos da régua e tentamos desenhar uma aula também com o recursos da internet, como vídeos educacionais no Youtube. Foi uma manhã realmente proveitosa mas que foi apenas um começo de uma nova jornada que seguirá nos meses seguintes. Agradecemos a parceria da escola Ariri, sua direção e coordenação pedagógica e a todos os que nos receberam tão bem. Já agendamos nossa participação na semana pedagógica da escola para dar continuidade a nosso projeto. Um grande abraço a todos e até nosso próximo post.

Comentários