NTE no dia do Estudante

Hoje certamente foi um dia muito especial para o NTE Ananindeua. No dia do Estudante nossa equipe se mobilizou a pedido das escolas para levar aos alunos um pouco de educação através dos Jogos. Vale a pena lembrar que a utilização dos jogos como uma forma também de inserir o aluno no espaço pedagógico da escola e levá-lo a refletir sobre como a mesma tecnologia que diverte pode também ensinar. Foi assim na escola XV de Outubro, em Ananindeua, que atende crianças do ensino fundamental menor e que no dia deles, se divertiram e se deram o direito de olhar pra uma tela e sorrir.
Alegria estampada no rosto...
Hora de aprender juntos...
 A escola não precisa ser penas um lugar para aprender conteúdo, ela pode e deve ser antes de mais nada um espaço de criar relações de amizade e de construir um saber interativo. Nessas horas, percebemos que todo nosso esforço vale a pena ao ver a empolgação e alegria com que as crianças participam das atividades propostas. Nós do NTE Ananin, buscamos trabalhar de forma que os educadores também possam ter esse "encantamento" e buscar novas formas de ensinar.
Quando falamos aqui em tecnologia, não nos referimos apenas em computadores, mas principalmente em tudo aquilo que envolve esse processo, como a questão da interação e do uso do imaginário e da construção de elementos sólidos de ensino e de aprendizado. Que nesse dia do estudante, nós professores possamos aprender com eles um pouco mais de seus desejos, de suas esperanças e de sua história de vida, que surpreende e que nos motivam muitas vezes a continuar nessa profissão. 

Exemplo de superação
Lembramos aqui a nossa medalista olímpica Rafaela Silva, que estudou em escola pública, foi considerada aluno-problema, vítima de preconceito e de racismo, foi desacreditada, humilhada e que veio da favela Cidade de Deus  através de um projeto que deu a ela uma oportunidade na vida...e sabe quem estava lá?? um professor. Aos 7 anos ela estava no Instituto Reação, criado pelo judoca brasileiro Flávio Canto. Depois de tantos desafios dentro e fora do tatame ela finalmente deu a volta por cima e onde havia tristeza e dor passou a existir um sentimento de orgulho e de superação. 

Desejamos nesse dia especial que nossos alunos se espelhem nessa garota de ouro que é Rafaela e também acreditem que tudo é possível quando se tem determinação e foco. Agradecemos o convite que recebemos da escola XV de Outubro para este dia especial e nos colocamos totalmente a disposição para continuar a levar formação de qualidade e comprometida com a educação de nosso Estado.

Comentários

Anônimo disse…
Bem bacana essa iniciativa da escola, estão de parabéns! Encontrei algumas escolas pela cidade que oferecem recurso tecnológico que podem ajudar http://bit.ly/2bPMPQC
NTE Ananindeua disse…
Ok!! Mariana... Obrigado pela interação...Abç..