Segurança: Carteirinhas com QRCode- Escola Novo Horizonte é a primeira a usar a tecnologia


Entre pensar em inovar e efetivamente inovar existe uma coisa fundamental: atitude. Muitas são as formações nas escolas de Ananindeua, muitos são os projetos e promessas de criar um ambiente inovador na sala de aula e muitas dessas promessas e ideias não saem do papel. São inúmeros os motivos que não permitem efetivamente realizar uma ação na escola e que conhecemos muito bem: A falta de recursos, de estrutura, de ambiente ideal, falta de suporte, de gente...etc. Ainda bem que quando encontramos pessoas dispostas realmente a transformar o chão da escola, mesmo não se importando com as dificuldades, não medimos esforços para ajudar. Este foi o caso por exemplo das professoras Rosi e Sandra da escola João Batista no 40 horas que fizeram uma experiência com o Google Sala de Aula muito antes de terem e-mails institucionais...e elas conseguiram. Juntamente com seus alunos, apoio da direção da escola e do NTE Ananindeua elas realizaram uma excelente inclusão digital, que possibilitou o engajamento dos alunos em ferramentas que eles adoram: o celular. 



Desta vez foi a vez da escola Novo Horizonte que desde o ano passado vem se organizando para inovar com formações e treinamentos para os professores e em especial para a implantação de carteirinhas dos alunos por meio da criação de um código de segurança, conhecido também como código QR. Neste código, todas as informações do aluno estão guardadas. Assim como o nome de seus pais, turmas e horário de aula. Depois de scaneadas por meio de um celular,  as informações de entrada e saída dos alunos são salvas diretamente no sistema de nuvem do Google (Drive), o que permite que todos os dados dos alunos estejam devidamente guardados e sem risco de serem perdidos. Esses dados podem ainda ser compartilhados com a USE, com a SEDUC ou com os pais dos alunos em tempo real. 

Uma solução simples, que poderia ser adotada facilmente nas escolas de nosso estado. O NTE Ananindeua entrou apenas com o suporte de seu formador Denis Frank, que ao longo do tempo vem ajudando a escola  a finalmente colocar tudo pra funcionar. Se destaca ainda nesse processo o esforço admirável da vice-diretora da escola Luziete Noronha, que criou todos os códigos dos alunos (QRCode) e está a frente desse projeto inovador.Agradecemos também o apoio da diretora da escola Ramza Carvalho, que está sempre disposta a investir e a promover a formação continuada do corpo docente da escola. Isso é trabalho em equipe.

O NTE Ananindeua reitera sua disponibilidade de continuar ajudando as escolas de nosso Estado em busca de soluções inovadoras, que tragam à escola muito mais que tecnologia...que  tragam também um poder de transformação, de atitudes e de construção cooperativa de paz pra todos.

Um grande abraço e até nosso próximo post...

Comentários