quarta-feira, 24 de março de 2010

ALUNO INTEGRADO - 2010

O Programa Aluno Integrado é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância/SEED e Secretária de Educação Básica/SEB, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais/LabTime e prevê a qualificação em Tecnologia Digital visando maior participação dos alunos, a fim de dinamizar as atividades escolares e valorizar o protagonismo juvenil e promover a inclusão social e a profissionalização.
O Curso Aluno Integrado visa à melhoria da qualidade do aprendizado e promoção do desenvolvimento humano por meio das TIC, tornando o educando apto a:
  • Monitorar diversos ambientes informatizados;

  • Auxiliar outros alunos, professores, gestores e comunidade no desenvolvimento de projetos que envolvam o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem;


  • Cooperar na formação de outros alunos, garantindo a multiplicação do conhecimento.

Objetivos do Programa Aluno Integrado:
a) Promover o uso de TIC, como possibilidade de desenvolvimento de projetos no Ensino Médio Inovador.
b) Ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem em escolas públicas, com o apoio das TIC.
c) Possibilitar o acesso de alunos e professores de educação básica de escolas públicas, a ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido especialmente para escolas públicas brasileiras.
d) Fomentar espaços de debate em relação as TIC, por alunos e professores, refletindo sobre sua utilização em situações de ensino e aprendizagem no contexto escolar.
e) Contribuir com a qualificação da ação docente no sentido de ampliar a aprendizagem sobre as possibilidades de inserção das TIC na escola pública.
f) Fortalecer uma cultura de produção e reflexão metodológica sobre o uso das TIC na educação básica.
g) Promover a formação técnica de alunos e educadores para o gerenciamento do laboratório de informática, de modo a garantir o seu uso eficaz por todos os profissionais e alunos de diversos ambientes educacionais (Escolas, Fundações, ONGs, Secretarias de Ensino, Universidades, Telecentros e Associações Comunitárias).
h) Propiciar aos participantes da formação, o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao uso qualitativo da internet, processadores de texto, planilha de cálculos, banco de dados, software de apresentação, sistemas operacionais e manutenção de hardware.
i) Contribuir com alunos, professores e pessoas da comunidade, para a qualificação para o mercado de trabalho, promovendo a socialização do jovem e a inclusão digital.
Conteúdo do Programa Aluno Integrado:
Módulo I – Introdutório – 20 horas
Unidade I – Educação a Distância (EAD)
Unidade II – Sociedade em Rede
Unidade III – História da Informática
Módulo II – Hardware – 60 horas
Unidade I – Introdução ao Hardware
Unidade II – Processador
Unidade III – Memória RAM
Unidade IV – Componentes Gráficos
Unidade V – Barramento de Média Velocidade
Módulo III – Sistemas Operacionais – 60 horas
Unidade I – Introdução aos Sistemas Operacionais
Unidade II – Gerenciamento de Processos
Unidade III – Gerenciamento de Memória
Unidade IV – Compartilhamento de CPU
Unidade V – Compartilhamento de Arquivos
Unidade VI – Interfaces
Unidade VII – História dos Sistemas Operacionais
Unidade VIII – Sistemas Operacionais Modernos
Módulo IV – Manutenção de Computadores – 40 horas
Unidade I – Adote uma postura preventiva
Unidade II – Upgrade de componentes
Unidade III – Resolução de problemas de hardware
Unidade IV – Erros típicos de montagem
Características do Curso:
  • O Curso de Qualificação Profissional em Tecnologia Digital é ofertado na modalidade à distancia, cumprindo uma carga horária total de 180 horas, acontecendo apenas um encontro presencial obrigatório com carga horária de 8 horas, previsto para o período de 17/05 a 26/05 de 2010.

  • O início da fase a distância está previsto para o período de 27/05 a 12/11 de 2010, com um intervalo durante o período das férias escolares.

  • O acompanhamento do aluno/cursista será realizado por tutores, a distância.

  • O aluno/cursista concluinte receberá certificado de extensão da emitido pela Universidade Federal de Goiás.

Perfil do aluno/cursista:
  • Podem participar do programa alunos regulamente matriculados na rede pública de ensino e que estejam cursando o oitavo ano em diante – 8ª Série do ensino Fundamental até o ensino médio, o EJA poderá também ser contemplada – com idade igual ou superior a 15 anos e idade máxima de 24 anos.

  • Os alunos selecionados precisam ter acesso a internet, através de Sala de Informática das Escolas, Infocentros ou computador pessoal.

  • O aluno/cursista precisa ter conhecimentos básicos em informática – Sistema Operacional Linux, correio eletrônico, navegação na web, editor de texto, etc.

  • A seleção dos alunos será de forma democrática por intermédio das Use's e direção das Escolas.

MAIS INFORMAÇÕES ATRAVES DESTE BLOG OU NO NTE ANANIN (Use 15 – Escola Gondin Lins)
Post: TC
Imagem: SEED/MEC








2 comentários:

Nico disse...

Atenção Senhores Coordenadores do Curso de 100h:

A EEEFM Jornalista Romulo tem interesse em que alguns de seus alunos participem deste curso, porém as inscrições serão aceitas até quando? Dele pode participar professores e/ou técnicos ou pessoal de secretaria e operacional?
Corpo Gestor da Escola

NTE Ananindeua disse...

O curso é só para alunos da rede estadual entre 15 e 24 alunos, as inscrições podem ser feitas até hoje , online neste blog.