Mundo wiki, a redação coletiva..

Conforme prometido na postagem anterior eis a redação coletiva da turma ensinando e aprendendo com as TIC (2ºsemestre). A redação contou com 9 versões até chegar neste produto final. A lição maior: Cooperação.

Título: Wikipédia: ferramenta contemporânea
Segundo Balbino, wikipédia é uma ferramenta contemporânea criada para permitir que várias pessoas editem juntas uma mesma página web. Assim, a wikipédia é uma experiência de autoria coletiva na rede que trás pontos e contrapontos. Considerando os pontos positivos, a wiki, assim como outros meios tecnológicos, possibilita diversas informações. Mas possui algo mais, que é a colaboração e liberdade de pessoas de diversas regiões do mundo modificarem e ampliarem essas informações. Cada leitor é visto como um potencial colaborador, principalmente na edição de termos, verbetes novos , o que pode desse modo estimular leitores e estudantes anônimos a colaborar com conhecimentos adquiridos ao longo de estudos e leituras diárias. Essa enciclopédia multilíngue parte do princípio de que o conhecimento não é propriedade de uma elite,mas,que qualquer pessoa tendo conhecimento sobre o assunto abordado pode edita-la. As enciclopédias convencionais transmitem essa ideia de prosperidade, cujo conhecimento somente é lido e abstraído através da leitura. Na wiki,a interação é possível, pois ao mesmo tempo que se ler, também pode modificar, retirar, reformular,corrigir e traduzir,sendo que a correção é feita por todos(basta ter conhecimento sobre o assunto abordado).
É importante ressaltar que na wiki qualquer pessoa pode ser construtor do conhecimento sem ser gabaritado em determinada área, levando em conta sua experiência de conhecimento, tornando-se um modificador de seu meio. Aliás modificar a realidade é uma das tarefas da educação, sendo assim, a wiki é uma ferramenta de transformação constante.
O mundo wiki,não é apenas para pesquisarmos sobre determinado assunto,mas para dividirmos,somarmos e multiplicarmos conhecimento, de outra forma a wiki não teria dado tão certo e não seria uma das mais acessadas no mundo .As informações editadas na wiki são pesquisadas noutras fontes, e inseridas nela(wikipédia) artigos originais,completam,corrigem e complementam verbetes já inseridos.Com isso podemos perceber que na wiki não podemos colocar idéias próprias ou informações sem fontes comprovadas.


Comentários