quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

NTE e UCA- Unidos pela educação.

O Primeiro Seminário de Integração e Avaliação do Projeto "Um Computador por Aluno- UCA" no Estado do Pará está acontecendo desde o dia 11 deste mês e encerrá amanhã, dia 14 na Universidade Federal do Pará- UFPa.O evento congrega os locais onde o projeto foi lançado, dentre eles: Abaetetuba, São João da Ponta e Belém e tem como principal objetivo fazer uma análise de todo o projeto, seus resultados e o que ainda deve ser feito para que o projeto alcance ainda mais escolas, levando aos alunos uma nova esperança de tempos melhores na educação com o uso das tecnologias já que o UCA representa um diferencial didático-pedagógico por parte dos professores que tem que interagir e criar novas possibilidades de aprendizagem. O NTE Ananin está participando deste evento (dia 13 e 14 ) com nossos multiplicadores e com o Coordenador da equipe, Tony Cunha. Mas, como diria o saudoso Cazuza, "o tempo não para" e criamos uma escala interna no NTE para atender professores, gestores,diretores,USE's, etc. Temos uma equipe de plantão todos os dias, com exceção de Sexta-feira, pois será o encerramento do evento e todos estarão lá para fechar com chave de outro essa semana que está sendo extremamente produtiva. Agradecemos a atenção de todos os nossos leitores e professores, que nos tem contactado nos parabenizando pelo trabalho. Isto, certamente, nos motiva ainda mais a continuar a jornada, vencendo as adversidades e contribuindo para uma escola participativa, democrática, renovada e atual, com excelência no atendimento e com o compromisso verdadeiro com a educação de nosso Estado.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Curso de Elaboração de Projetos


Informamos que ainda temos vaga para o curso de Elaboração de Projeto. O curso visa ajudar os professores e gestores escolares para que possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola

O curso é  semi-presencial. Já aconteceu o primeiro encontro e o segundo será no dia 19/12 às 8:30 no NTE Ananindeua. Os interessados podem fazer contato com a professora formadora Célia França (profceliafranca@gmail.com) e comparecer no dia do encontro.  

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Formação na escola Flaviano Gomes
 
Dando continuação a formação dos professores da escola Flaviano Gomes, localizada na Quarta Rua do Distrito Industrial, em Ananindeua, tivemos uma manha muito “prazerosa, cheia de conhecimento, iluminada”, avaliação feita pelos professores que estão motivados com o uso das tecnologias na escola. O evento ocorreu na última sexta feira (07/12).
Vejam, a seguir, a produção dos professores que, em depoimento, externaram que estavam descobrindo o potencial individual e coletivo da equipe. A primeira atividade foi trabalhar com o Kolour paint, fazendo um desenho que representasse a sua personalidade e depois trabalhamos um texto coletivo, no editor de texto, para a familiarização dos respectivos programas. Vejam os trabalhos dos nossos artistas da educação.






O texto abaixo foi escolhido entre os sete textos produzidos pelo grupo de professores para publicação no blog do NTE. A dinâmica de construção foi o rodízio entre os participantes do grupo, que a cada 10 minutos trocavam de computador, contribuindo com o texto e acrescentando sua ideia, aperfeiçoando o texto do colega. Lembramos que a escola ainda não dispõe de internet.


Formação Flaviano Gomes

O primeiro encontro foi uma experiência excelente, pois precisávamos deste espaço para realizar diversas atividades com os nossos alunos. Acreditamos que, nós professores no decorrer deste curso iremos aprender a cada dia a superar e enfrentar os desafios que virão.
Podemos observar que com as mudanças e avanços tecnológicos, a formação contínua vem somar e abrir uma nova janela, não só para os alunos, mas para toda comunidade escolar. O real motivo da formação é a troca de conhecimentos e a reconstrução do mesmo e este momento foi marcado pela união e aprendizagem coletiva.
A chegada do NTE na escola Flaviano Gomes, irá nos oferecer um leque de opções para melhor atendermos a nossa comunidade, poder dar oportunidade aos alunos e aos pais de conhecerem e participarem do mundo informatizado de forma responsável e democrática e dar oportunidades a comunidade de se beneficiar dos avanços tecnológicos, pois diante desses avanços e conquistas, não é suficiente o professor apenas ensinar a ler e escrever, mas sim, principalmente, orientar quanto a prática e o uso da ferramenta mais popular na geração do século XXI, o computador.

Cristina Queiroz.
Marcia Jardim
Suzane Teixeira
Michelle Silva


Post: Célia França