quarta-feira, 17 de abril de 2013

PROFESSOR DO NTE ANANIN APRESENTA TRABALHO EM CONGRESSO INTERNACIONAL





DE 23 A 26 DE ABRIL 2013

O professor formador do NTE - Ananin Teodomiro Pinto Sanches Neto estará na próxima 4ª feira, 24 de março de 2013, apresentado o trabalho - LETRAMENTO DIGITAL E O DISCURSO DO PROFESSOR: avanços e limites na prática docente.
 
O Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia (CIELLA), organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA) – programa misto nas áreas de Estudos Linguísticos e Estudos Literários –, é um evento bianual que tem como objetivo principal reunir estudiosos dessas e de áreas afins para discutir e partilhar os resultados de suas pesquisas e dos trabalhos desenvolvidos.
A quarta edição do CIELLA (IV CIELLA) ocorrerá no período de 23 a 26 de abril de 2013. Estima-se um público de 1000 pessoas que participarão do evento, cujo objetivo é atrair estudantes de graduação, de pós-graduação, professores e pesquisadores de instituições locais, nacionais e internacionais, e profissionais de áreas afins. Por se tratar de um evento com fortes características interdisciplinares, o CIELLA explora tanto o universo linguístico quanto o literário e o cultural. Neste evento, Linguagem, Línguas, Literaturas, Culturas e Educação serão abordadas sob vários aspectos.
Da perspectiva da Linguística, as discussões serão centradas especialmente nas seguintes questões:
  • Os principais efeitos de situações de plurilinguismo e contato, tanto de um ponto de vista social quanto cultural e linguístico;
  • Os principais aspectos tipológicos, principalmente das línguas indígenas sul-americanas, bem como a sua contribuição para o debate sobre universais linguísticos;
  • Os avanços e contribuições que a tecnologia digital proporciona na compreensão, estudo e ensino de línguas;
  • Os usos concretos da língua na relação com as estruturas e demandas sociais;
  • Os aspectos relativos à textualização da interação humana e às relações entre oralidade e escrita;
  • A relação entre língua e sociedade, considerando-se seus vários aspectos: sociolinguístico, histórico, aquisição, ensino/aprendizagem, etc.
No campo literário, os temas indicam um diálogo com os domínios das ciências sociais, da história e das outras ciências, em especial aquelas voltadas para os estudos culturais e as manifestações artísticas nas diferentes sociedades:
  • As relações entre literatura, sociologia, antropologia, filosofia e história, tendo em vista as contribuições decorrentes da interdisciplinaridade.
  • A literatura e as tradições orais;
  • A unidade e a diversidade literária, especialmente na América Latina;
  • A literatura e as relações de poder em diversos âmbitos e condições histórico-sociais e culturais;
  • Os regimes estéticos na contemporaneidade: paralelos e suplementações entre a literatura, a cultura, a história e as mídias;
  • Os regimes de produção e circulação do livro, bem como as práticas de leitura no contexto latino-americano;
  • As reflexões sobre epistemologia, história e crítica da produção literária.
  • A relação entre literatura e outras artes;
  • A recepção crítica de autores brasileiros;
  • Os estudos de tradução como área da literatura comparada que lida com as tensões entre memória, tradição e criação literária.
Para o IV CIELLA, diversos estudiosos e pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, selecionados pela valiosa contribuição que certamente trarão às discussões das questões apresentadas acima, foram convidados para participarem em conferências e debates.
 
PROGRAMAÇÃO DO DIA 24 DE ABRIL DE 2013

Título: FORMAÇÃO, SABERES E LINGUAGENSCoordenadores: Prof. Dr. Claudio Luiz Abreu Fonseca (UFPA), Profa. Dra. Nilsa Brito Ribeiro (UFPA) e Profa. Msc. Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues (UFPA)Local: Bloco J – Sala 01 (Campus Básico) 
  • LEITURA E ESCRITA: SENTIDOS QUE ESTES OBJETOS PRODUZEM EM ATIVIDADES DE ESTÁGIO
    Nilsa Brito Ribeiro (UFPA)
  • O PAPEL DAS TIC NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA 
    Veraluce da Silva Lima (UFMA)
  • LETRAMENTO DIGITAL E O DISCURSO DO PROFESSOR: AVANÇOS E LIMITES NA PRÁTICA DOCENTE
    Teodomiro Pinto Sanches Neto (UNAMA/NTE - ANANIN)
  • PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E CÁLCULO NO COMÉRCIO POPULAR DE UMA CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA
    Maria Eurácia Barreto de Andrade (Universidad Americana)
  • A EDUCAÇÃO BILÍNGUE DAS CRIANÇAS INDÍGENAS APINAYÉ: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA ALDEIA SÃO JOSÉ 
    Rosimar Locatelli (UFT)
  • DISCURSOS E LETRAMENTOS NA INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO PÚBLICO
    Sinara Bertholdo de Andrade (UnB)
Post. Téo

Nenhum comentário: