terça-feira, 3 de novembro de 2015

Um post em forma de Cordel


Era uma vez....


Um laboratório que triste chorava sem máquina a funcionar
Foi então que alguém teve um pensamento para lhe salvar
Chamaram a equipe do NTE para as pobres reparar
Para surpresa de todos o desafio foi aceito sem titubiar

Os formadores chegaram e logo viram os pacientes
que agonizavam tristes, banguelas quase sem dentes
Prontamente as ferramentas começaram a trabalhar
Depois de muitas horas tudo estava a se salvar
Alegria da escola, já podemos estudar

Josi já em festa começou a gargalhar
a Sala enfim tão triste, começou a engrenar
Com muito alegria nossa equipe se retirou
na certeza de que tudo foi feito, com base do Santo Amor



Ele está entre nós



Apesar de muitas dificuldades, a educação tem tido também algumas boas alegrias. Uma delas já está entre nós. Estamos falando do novo projetor interativo que está sendo entregue à algumas escolas do Estado. O novo projetor realmente é uma excelente ferramenta, com grande potencial e recursos que podem fazer de uma simples aula, uma experiência surpreendente. Dentre os novos recursos, destacamos a integração do projetor com a lousa digital que agora acompanha o equipamento e também já possui o software da lousa configurado no próprio projetor.Dessa forma basta instalar os pontos nas salas e ligar o equipamento. Para que esse equipamento seja utilizado da melhor forma, a equipe do NTE Ananin se reuniu para “explorar” melhor essa nova ferramenta para que ela não seja apenas um projetor. Na ocasião formamos um plano de ação para a formação nas escolas com carga horário de 12 horas. A formação conta com módulos sobre a parte física do projetor e da lousa e também com a parte pedagógica. Agora é trabalhar para preparar nossas escolas para usufruir da melhor maneira possível desse recurso. Se sua escola recebeu o projetor agende a formação com o NTE Ananin. Para confirmar se sua escola está na lista de escolas selecionadas acesse AQUI a lista completa.

Levanta-te e Anda.....


A equipe do NTE Ananin tem juntado esforços para atender da melhor forma possível as escolas de Ananindeua e Marituba. Já criamos até a chamada “Divisão Lázaro”, para os computadores que já estavam sendo considerados “mortos” e com a dedicação e o esforço de nossa equipe essas máquinas “voltam a vida” e retornam funcionando às escolas. Quando chegam ao “CTI” as máquinas em geral são revisadas e “diagnosticadas”. Na maioria das vezes conseguimos resolver as situações e as máquinas acabam sendo reparadas, recebem um novo sistema operacional e saem revitalizadas. Acreditamos que dessa forma estamos ajudando nosso próprio NTE já que na medida que os computadores voltam a ativa, também podemos organizar novas formações e continuar nossa missão de proporcionar uma formação continuada ao educadores de nossas escolas. Vale lembrar que essas máquinas são “idosas”, sem garantia do fornecedor e que estavam completamente inoperantes nos laboratórios das escolas. O NTE Ananin segue sua sina e repete aos nossos “lázaros”: Liga-te e funcione!! kkkk

Vírus e Bactérias no NTE Ananin



O NTE continua sua missão de dar suporte aos professores de nossas escolas. No último dia 29 de outubro o professor Claubert da Escola Antônio Gondin Lins esteve em nossa sala de formação com sua turma para apresentar sua aula de um jeito diferente. O professor de biologia que já está acostumado com as tecnologias educacionais trouxe aos alunos o mundo misterioso dos vírus e das bactérias. Os alunos “mergulharam” na aventura e curtiram muito a aula, enriquecida com questionamentos, debates e recursos audiovisuais. Acreditamos que esse tipo de prática, não somente inspira os educadores como cria também um ambiente descontraído, dinâmico e lúdico ao processo de ensino-aprendizagem. Parabéns ao professor Glaubert, aos alunos e a escola que vem incentivando essas práticas no dia a dia do chão da escola. Aproveitamos a oportunidade para convidar você também a participar. Quer criar uma aula diferente com o uso das tecnologias educacionais e das TICs? Então entre em contato conosco que estamos a postos para lhe ajudar.Um grande abraço e até nosso próximo post.