quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Além da escola Horizonte existe um lugar....


Começou hoje na escola Novo Horizonte em Ananindeua, o curso de Introdução à Educação Digital. A escola está ativando sua sala de informática educativa, que após um longo período sem uso está começando a operacionalizar suas ações com o uso efetivo da tecnologia.

O curso está sendo ministrado pelos formadores do NTE que começaram na última quinta-feira com o professor/formador Luis Cavalcante que também está revitalizando as máquinas que devido ao longo período sem uso apresentam alguns de hardware e software, mas nada muito grave. O laboratório possui 17 computadores multi-terminal o que perfaz um total de 34 terminais de acesso compartilhado. A formação será realizada em dois turnos a priori, e a medida em que as máquinas forem sendo revitalizadas o quantitativo de alunos a usar o espaço irá aumentar para até 34 alunos, caso o sistema multi-terminal funcione 100%. Agradeço a direção da escola e toda sua equipe que nos receberam muito bem..
Que esta formação amplie a visão dos docentes quanto ao uso das tecnologias na sala de aula e que as possibilidades expostas formem de alguma maneira um novo horizonte no processo de ensino-aprendizagem, é justamente esse noso principal objetivo.Um grande abraço a todo e vamos que vamos....




NTE Ananin na escola Municipal Olga Benário


Escola Lotada prestigiando o Circuito Cultural
A escola é um lugar de aprendizado, de crescimento e de cultura criado para todos, alunos, professores e também a comunidade que participa do dia a dia nas atividades escolares. Foi o que aconteceu na escola Municipal Olga Benário que convidou nosso formador Marco Buro para participar de seu Circuito cultural no tema Fotografia. 

Formador Marco Buro
Marco é um especialista em imagem criativa e levou um material muito interessante para apresentar a uma plateia participativa e muito curiosa a respeito do tema. Fotografar, como diria o fotógrafo internacionalmente reconhecido, SebastiãoSalgado, é uma forma de escrita, um modo de expressão pessoal, que expõe o olhar de um mundo “escondido” e revelado pelos olhos do observador (fotógrafo) .Agradecemos à direção da escola pelo convite e nos colocamos a disposição para futuras formações. Vamos avante..vamos ao infinito e quem sabe um pouco além.Até nosso próximo post. 

Arthurzinho no NTE


O NTE Ananindeua continua sua grade de formações do chamado “Arthurzinho” que na realidade é o novo projetor multimídia do MEC e que agora incorpora em seu sistema a lousa digital o que permite uma mobilidade ainda maior ao professor e utilizadores da escola, concebido e desenvolvido pelas universidades Federais de Santa Catarina e de Pernambuco, esse computador diferencia-se por facilitar a interatividadeLembramos, contudo, que não basta apenas ter o equipamento na escola...é preciso utilizar, entender e cuidar do mesmo.

Para isso nas  formações explicamos exatamente essas etapas que passam desde a parte física modular até as sugestões de atividades pedagógicas nas diferentes áreas de conhecimento. A professora/formadora Sidna ministrou o curso às professoras da Escola Gregório de Almeida Brito, demonstrando todas as ferramentas e as possibilidades desse equipamento multifuncional. As formações seguem, até que tenhamos concluído a lista das escolas que receberam o referido projetor. Agradecemos a participação de todos e nos colocamos a disposição para dar todo suporte, mesmo depois do período de curso. Um grande abraço e até nosso próximo post.


Aprenda mais sobre o Arthurzinho do MEC AQUI

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Continua a formação do computador interativo no NTE Ananindeua

No dia 24/11/2015 houve mais uma formação do computador interativo do mec. O primeiro encontro da formação, com carga horária total de 12 h.  Desta feita com os professores das escolas Amazônia e Marques Rios que aconteceu no NTE Ananin.

Eric.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Trabalho com os Alunos

O NTE Ananindeua está diversificando seu escopo de trabalho e oferecendo aos alunos da comunidade escolar cursos, oficinas e palestras. Já temos planejados cursos de Linux (Básico), edição de imagens (GIMP), vídeos e Rádio-escola. Essa demanda chegou ao NTE de forma natural e decidimos então atender esses pedidos de curso e de formação com foco nos alunos. É extremamente importante difundir e preparar nossos alunos para novas possibilidades, novos horizontes....estamos aqui falando diretamente do sistema operacional (Opensource) Linux e suas distribuições. Muitos não conhecem esse SO e por vezes até repudiam o sistema como uma ideia de que somente os principais sistemas operacionais autorais (Windows, Mac,etc) são bons o que não é verdade. Em boa parte dessa ideia se dá porque os alunos não tem orientação e nem treinamento nessas plataformas livres mas na medida em que vão se “acostumando” também vão se motivando a utilizar o software. 
O professor/formador Marco Buro está envolvido com essa turma de novos desbravadores e começou esta semana com duas turmas da escola Gondin  Lins trabalhando editor de textos, Linux e fotografia (imagem e edição). A turma está animado e cheia de ideias. Esse é o caminho! Desmistificar o habitual e oferecer  alternativas interessantes e o melhor GRATUITAS. Agradecemos aos alunos que nos deram essa oportunidade e que estão muito interessados em aprender.Até nosso próximo post galera...

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Rádio-Escola no Armando Correa



O NTE Ananindeua começou hoje a oficina de rádio-escola na escola Armando Correa. A oficina contou com a participação de alunos do 4º ano e de professores que estavam participando ativamente da oficina.Essa á mais uma ação da escola que investe na capacitação de seu corpo docente e prioriza a seus alunos acesso as tecnologias educacionais disponíveis através de formações contínuas e de equipamentos modernos. Um desses exemplos é a recente  aquisição do chamado "Arthursinho" que já está na escola e cuja formação será marcada em breve para que os professores possam utilizar essa nova ferramenta em suas aulas.




 O formador Tony Cunha, especialista em rádio-escola destaca o interesse dos alunos e professores na construção desse novo processo de ensino-aprendizagem. A escola continua sua formação durante toda a semana até sexta-feira.Após o curso todos receberão os certificados e estarão aptos a "trilhar" novo caminhos rumo a infinitas possibilidade...agradecemos mais uma vez a direção da escola na pessoa da professora Rosa Borges e seus colaboradores. Até nosso próximo post então pessoal e como diria o famoso personagem da Disney..."ao infinito e ao além..."