O NTE
Ananindeua participou do “I Encontro de Letramento digital no
ensino Formação inicial docente” promovido pelo centro de
Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e
linguagens da UFPa. Neste evento, o NTE promoveu a oficina: “O
uso da fotografia no ensino dos anos iniciais” ministrada pelo
formador Marco Buro.
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Thomas Baccaro - Fusão |
“No cotidiano
da sala de aula, o processo de comunicação proveniente da
utilização das imagens fotográficas como material de apoio
didático, pode viabilizar uma prática educacional mais direcionada
à formação de cidadãos críticos, desde que, na linguagem da
Comunicação Visual o conceito de Educar
transmude para Ensinar a olhar. Num mundo onde
vivemos rodeados de imagens, o fundamental é saber interpretá-las
(e produzi-las), de modo que, ao observar uma
imagem, o indivíduo seja capaz de desvendar seus vários sentidos”.
(FOTOGRAFIA COMO SUPORTE DIDÁTICO PARA PROFESSORES DO ENSINO
FUNDAMENTAL - Waleska Dacal Reis (Secretaria de Estado da
Educação/AL).
www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/.../Fotografia.doc)
O texto de Waleska
Dacal Reis, foi usado como base teórica na oficina para estimular a
utilização da fotografia como protagonista na construção e
desenvolvimento de conhecimento. A fotografia ainda é usada na
escola como gravuras que ilustram aulas e materiais didáticos,
relegada a um papel coadjuvante na educação dos nossos alunos.
Notadamente, a popularização da fotografia digital com celulares
ainda não sensibilizou professores e pedagogos do potencial da
fotografia como linguagem e como expressão dos nossos alunos que
fazem intenso uso da fotografia no seu cotidiano através das redes
sociais.
A oficina foi
direcionada para professores recém-formados e a nossa esperança e
que esse tema seja colocado nas pautas de discussões. Durante a
oficina foi sugerido atividades com uso da fotografia de forma
interdisciplinar, na produção e fruição. (Fruição -
considera-se não somente o acesso aos bens artísticos, mas aos
modos de apreensão e articulação de significados a partir de uma
experiência estética marcada pela interdisciplinaridade e pelo uso
de diferentes aportes técnicos – luz, ângulo, perspectiva,
composição, planos, textura, foco e movimento).
Precisamos repensar
o uso da fotografia em sala, com maior autonomia na construção de
conceitos e na capacidade comunicativa da imagem, rompendo com a
visão tradicional onde a fotografia é usada de forma meramente
ilustrativa nos conteúdos verbalizados.
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