sexta-feira, 26 de agosto de 2016

NTE cheio de Esperança

Escola Vila Esperança
O NTE Ananindeua esteve na escola Vila Esperança para  reativar a rádio da escola.Na ocasião, o nosso coordenador e formador Tony Cunha organizou os equipamentos e preparou o terreno para iniciar o projeto de rádio e as atividades da escola. O NTE Ananindeua faz esse trabalho direcionado especificamente em Rádio-escola dentro da escola seja por meio de rádio-pátio (que é basicamente as caixas de som distribuidas na escola) ou seja por meio de salas especiais com equipamento, programação e efeitos especiais tipo cabine.Também através de projetos de  “Rádio Escola”, buscamos  incentivar os educadores de nossas escolas e USEs a inserirem a linguagem radiofônica em suas práticas educativas, isso desperta nos alunos o espírito de compartilhamento de ideias e aproxima os educadores da realidade do chão da escola. Em um mundo onde a comunicação é fundamental (diríamos até vital!) para o sucesso pessoal e profissional, a rádio-escola é um passaporte para ingressar cada vez mais cedo nesse "mundo". Agradecemos a oportunidade dada pela escola na pessoa da Diretora Maria José e de toda a equipe para que este e outros momentos seja, possíveis.O trabalho não para e já estamos nos planejando para retornar à escola com novas ideias e atividades. 

Tony Cunha e a Diretora Maria José...transmitindo!

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

EducaCenso- INEP no NTE Ananindeua


 Hoje no NTE Ananindeua foi realizada a reunião do EDUCACENSO-INEP 2016 da USE 15. Nossa equipe preparou o espaço para receber os mais de 20 pessoas entre diretores, coordenadores e técnicos que se reuniram para tirar suas dúvidas e aprender de forma eficiente com preencher corretamente as informações de nossas escolas. O Censo Escolar é uma pesquisa que tem por objetivo realizar um amplo levantamento sobre as escolas de educação básica no País. É o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da Educação Básica e da Educação Profissional.Nossa equipe está sempre a disposição da USES de Ananindeua para realização de seus eventos. Esperamos que possamos assim também contribuir com o desenvolvimento de ações e de novas possibilidades que promovam uma educação de qualidade e equidade. 

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

NTE na escola Gonçalves Dias




O NTE Ananindeua esteve nesta ultima sexta-feira na escola Gonçalves Dias em Ananindeua para mais uma formação de Computador Interativo.O CI certamente tem um enorme potencial na escola em todos os níveis mas em particular no ensino fundamental menor o leque se abre mais já que uma das principais característica desse equipamento é a possibilidade de interação e desenvolvimento de material com um alto poder de imagem. Há também a possibilidade de organizar melhor o conteúdo e de salvar as criações dos alunos de forma rápida e eficiente. Sobre tudo isso conversamos e trocamos informações com as professoras da escola. Todas se encantaram com a ferramenta e já imaginaram diversas aulas para os alunos. É sempre muito bom ter uma turma interessada na matéria não é mesmo?? Foi assim que nosso formador se sentiu na escola. O trabalho com o Computador Interativo não acaba com a formação inicial mas ela é a principal porta de entrada para uma nova metodologia de trabalho. Nosso trabalho continuará com a segunda etapa da formação, onde serão demonstrada aulas-modelo e também serão organizados grupos para criação de uma aula. Agradecemos as professoras e à direção da escola pela oportunidade e já estamos ansiosos pelo retorno. Lembrando que a tecnologia é importante para dinamizar as aulas mas o professor é vital para que todo esse trabalho realmente dê frutos. Um grande abraço e até nosso próximo post com notícias de formação ou de ações realizadas por esse núcleo de tecnologia educacional.