quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Escola Rui Barata vai ao NTE Ananindeua para curso de Computador Interativo

A escola Rui Barata esteve com seus docentes 
hoje no NTE Ananindeua para a formação de Computador Interativo (Arthurzinho). A turma composta, em sua maioria, de professoras estava bastante interessada em aprender tudo sobre o equipamento.A formação é a continuação de uma série de outras que serão ministradas ao longo de 2016. Os formadores do NTE Ananindeua, fizeram demonstração do uso do equipamento e simulações de calibragem e de uso do microfone na sala de aula. Certamente a curiosidade e as ideias que brotarão após a formação é que irão fazer a diferença nas aulas e na vida dos alunos.

O NTE Ananindeua segue nas formações de computador interativo e ainda dará continuidade neste processo ao longo de todo o ano.Nosso objetivo é criar um banco de dados com as aulas que serão criadas a partir das formações e depois divulgar isso em forma de repositório em nosso Blog. Vamos em frente, seguindo com nossa missão que é de formar e de preparar nossos professores para os novos desafios do casamento entre educação e tecnologia.



NTE na Escola Vila Esperança

A formadora Célia França esteve na escola Estadual Vila Esperança e reuniu com a coordenadora Bruna Araújo e Everton Necy para falar sobre o computador interativo com a lousa eletrônica. Abordamos a importância do uso dos recursos que a escola dispõe do dia a dia e as estratégias para envolver os professores nesse processo. A escola já vem investindo em recursos didáticos para facilitar o processo de ensino aprendizagem. Tudo acertado para a participação do NTE Ananindeua na semana pedagógica da escola. 


quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

NTE ANANIN na Escola ARIRI: Essa é pra rimar.....

 

E as formações do Computador interativo seguem a todo vapor.Desta vez foi a escola Ariri a receber a formação através dos formadores Célia e Denis que estiveram pela primeira vez na escola. O ambiente infantil e a ótima organização da escola fizeram que a formação tivesse um ar de volta ao passado, já que todos nós passamos pelo mundo encantado da alfabetização. A formação do Projetor Interativo do MEC cai como uma luva nas mãos dos professores, já que esse novo recurso pedagógico trabalha diretamente o aspecto lúdico e interacional das crianças.


A possibilidade de uso desse equipamento vai muito além do aspecto visual, ela também cria um mundo completamente novo aos olhos de educadores e de educandos. Tudo isso é claro depende muito mais da visão e da organização do material a ser desenvolvido com o equipamento do que propriamente seu uso efetivo. De nada vale ter uma Ferrari se eu quiser apenas um carro pra ir pro trabalho.Da mesma forma não é a tecnologia que transforma a escola, não! é a atitude de cada educador no feito de seu conteúdo.Você pode apenas usar a caneta para desenhar na lousa e apagar com apenas um click mas isso não é inovação na educação, isso é apenas fazer a mesma coisa de sempre com um equipamento tecnológico, um verdadeiro luxo "desnecessário". 

Mas se você pensar em construir uma proposta sólida com seus alunos, aí sim é possível romper a barreira da resistência e superar os desafios impostos na nossa profissão. A formação na escola Ariri foi marcada pela atenção e o interesse dos professores, na identificação de algumas ferramentas com suas propostas de aula e por seu empenho em dominar o equipamento para que realmente possam levar isso pra sala de aula. Fizemos simulação de calibragem da lousa, instalação na sala de aula dos pontos da régua e tentamos desenhar uma aula também com o recursos da internet, como vídeos educacionais no Youtube. Foi uma manhã realmente proveitosa mas que foi apenas um começo de uma nova jornada que seguirá nos meses seguintes. Agradecemos a parceria da escola Ariri, sua direção e coordenação pedagógica e a todos os que nos receberam tão bem. Já agendamos nossa participação na semana pedagógica da escola para dar continuidade a nosso projeto. Um grande abraço a todos e até nosso próximo post.

NTE: Meu nome é TRABALHO



O NTE está sempre disposto a ajudar as escolas de nossas USES. Uma dessas ações é a revitalização das salas de informática educativa. No "pacote" vez ou outra aparece uma demanda de conexão de internet, configuração de roteador, restauração de multi- terminal dentre outras. Hoje nosso coordenador Tony Cunha esteve na escola Armando Correa para atender um bate-chamado da diretora Rosa Borges e tentar restaurar a rede lógica e reinstalar o Linux Educacional 5.0 nas máquinas da escola. O trabalho é duro mas a alegria de tornar um espaço funcional novamente compensa o esforço. Muitas são as dificuldades mas não focamos nelas, apenas seguimos trabalhando e trabalhando muito, que bom! Agradecemos como sempre a oportunidade e a confiança que os diretores e diretoras tem depositado em nosso trabalho. Encerramos esse ano de 2015 com muitas formações, ações corretivas, palestras, oficinas, projetos e muita "demanda" como diz nosso coordenador.Calma, pensou que essa seria a última postagem de 2015?? não...ainda tem muito mais...aguarde [..]