quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Extra! Extra! Começou a Oficina "Twitter e Facebook na Educação" no NTE Ananin!



Nesta 4ª feira à tarde iniciamos a oficina aguardada há algum tempo. A solicitação partiu da Escola Nagib, localizada no Conjunto Sideral. Dentre os cursistas estavam dois professores, sendo um da Escola Nagib e outra da Escola Alcides Carneiro, uma técnica e diversas alunas interessadas no projeto que deverá ser implantado na Escola Nagib que terá um Jornal Digital dirigido pela equipe participante da oficina. 

No primeiro dia, todos os participantes, especialmente as alunas, foram convidados a refeltirem acerca do uso destas ferramentais digitais, partindo de questionamentos como: "O que são Redes Sociais? Como podemos trabalhar estes recursos no contexto escolar? Que limites poderiam diminuir a otimização destas ferramentas, especialmente quanto à segurança?". Num segundo momento os participantes assistiram à vídeos que explanaram melhor o que foi discutido e demonstraram algumas realidades deste usos já comum em várias escolas.

Hoje, 5ª feira, teremos a participação de mais 15 pessoas entre professores e alunos confirmadas da Escola Nagib.

Fiquem atentos, pois haverá expansão desta oficina para outras escolas que também queiram trabalhar com redes sociais. Caso já tenham esta intenção, enviem solicitações para nteananindeua@gmail.com ou liguem para 3295-8758. Procurem os formadores Giselle Bezerra ou Eric Siqueira.









Post e fotos: Giselle Bezerra

Visita à Escola Estadual Pedro Carneiro



Estivemos na Escola Pedro Carneiro na tarde desta 3ª feira, 28/08, para verificação da Sala de Informática e ativação do mesmo que está obsoleto há mais de um ano. As máquinas pertencem ao pregão de 2006 e a escola está à espera de novas máquinas, a qual deverá ocorrer ainda neste semestre, segundo informações da Coordenadora CTAE Marcelina Pereira. Na ocasião, conversamos com a Profª. Coordenadora Catarina e a Vice, Profª Rosa.

Atualmente a sala conta com 9 máquinas, sendo que apenas algumas estão funcionando, porém com seus Sistemas Operacionais desatualizados. Esperamos em breve realizar, inclusive, formações junto à escola que atende principalmente o público infantil nos turnos manhã e tarde e adulto no turno noturno.

O NTE Ananin se coloca à disposição para atendimento sempre que as escolas nos solicitarem.

Post: Giselle Bezerra

UFPA Organiza Ciclo de Defesa de Mestrado e Palestra com Professor Doutor da UFG


Nesta 2ª feira, 27/08, a UFPA realizou um dual de informações científicas para quem se interessa por Estudos Linguísticos com foco em Línguas Estrangeiras. Aconteceu em uma das salas do prédio do Curso de Mestrado em Letras da UFPA nos períodos manhã e tarde. O ciclo foi organizado pela Profª. Dra. Walkyria Magno e Silva, docente adjunta da universidade, contando também com a presença dos professores doutores José Carlos Chaves da Cunha (UFPA) e José Francisco Quaresma de Figueiredo (UFG), que fariam parte da Banca de Defesa do mestrando Breno Belém.

Pela manhã, o mestrando, atualmente já professor da instituição no campus de Altamira, defendeu sua dissertação sob o título Estratégias de Aprendizagem e Autonomia na Produção Oral dos Alunos de Licenciatura Intensiva em Inglês, obtendo um conceito Bom, porém sob unanimidade dos julgadores de que poderia ser Muito Bom, o que não é possível por não existir na escala de conceitos. O mestrando concluiu, em sua pesquisa com graduandos do Curso de Letras no campus da UFPA Bragança, que é possível aprender inglês e tornar-se fluente estudando apenas na própria universidade. Isto nos leva a crer nas possíveis mudanças que já estão ocorrendo a partir da formação inicial de professores que motivam novas práticas em sala de aula após tal formação.

À tarde, tivemos a palestra do Prof. Dr. Francisco José Quaresma de Figueiredo pela Universidade Federal de Goiás. Sua apresentação foi sobre um dos trabalhos que desenvolve acerca de “erros” e “correções”, cujo título foi Afetividade e Aprendizagem de Línguas: foco no processo de correção de textos escritos. Na palestra ele discorreu sobre os tipos de erros cometidos durante produções linguísticas de alunos e as diversas formas de correção dos mesmos, perpassando pela importância da reescrita e destacando fatores afetivos que influenciam esta habilidade. Se boa parte destes fatores for negativa, há um desencadeamento de vários sentimentos ruins, tais como ansiedade, baixa autoestima, ausência de motivação etc. Estes fatores parecem propiciar ainda mais dificuldades no processo de escrever até a aversão ao uso desta habilidade em quaisquer circunstâncias, sob a alegação de que não é competente o suficiente para escrever.

Na ocasião, Prof. Francisco nos apresentou seu último livro lançado pela editora da própria UFG: Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: princípios e práticas. Estar presente em todos estes momentos foi de um ganho supremo, até pelos professores da área e colegas que encontramos no local.
Esp. Giselle Bezerra e o mais novo Mestre Breno Belém
Da esquerda para a direita: Professores Msc. Maria Izabel, Msc. Silvia, Dr. Francisco Quaresma, Dra. Walkyria Magno, Msc. Marcus e Msc. Cristina Porto

Post: Giselle Bezerra
Fotos: Giselle Bezerra e Marcus


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Pororoca Sonora: Rádio escola na escola Helena Guilhon.

Começou a oficina básica de rádio escola na escola Dª Helena Guilhon, a iniciativa faz parte dos projetos dos professores lotados no espaço pedagógico Sala de Informática: Sidney, Alice e Graça, e conta com total apoio das diretora e vice: Alice Carvalho e Maria Cavalcante, que deram as boas vindas aos participantes da oficina (Direção "conectada" faz toda a diferença). O Nte Ananin está fazendo seu papel dando suporte as ações na escola que envolvem tecnologias em educação, ministram a oficina os professores Tony Cunha e Eric Siqueira). Esperamos em breve divulgar os frutos dessa semente.

Fotos e texto: Eric.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012


Aberta !!!
temporada de Oficinas do NTE

O NTE Ananindeua, sempre preocupado com a qualificação e suporte nas escolas de nosso Estado iniciou nesta semana sua programação de oficinas livres. O maior objetivo desta ação é propiciar aos professores, gestores, alunos e técnicos das escolas uma formação mais específica e diferenciada, com cursos de curta duração e voltados prática pedagógica. As oficinas abordam assuntos de interesse geral e até específicos, como é o caso das escolas que nos procuram para relizar uma formação por área de atuação. Lembrando que o NTE está de portas abertas e disponível para qualquer escola que deseje uma de nossas oficinas, bastanto para isso encaminhar uma solicitação via e-mail ou ligando diretamente para nosso telefone (91) 3295-8758. Abaixo está a agenda prévia de nossas oficinas para Agosto e Setembro.

Imagem:Google

Oficina de Moodle

O Moodle é um software livre para criação de cursos online e de salas virtuais, podendo ser utilizado como espaço de interação e de troca de conteúdo através de Fóruns e debates com webconferência. O NTE possui o Moodle próprio e está disponibilizando um espaço interativo à todos os educadores, escolas e gestores que desejem um espaço nessa comunidade. Para conhecer nosso AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado) click no link abaixo. Nossa agenda para a Oficina de Moodle está abaixo, confira!

Escola: Bezerra Falcão
USE 14
Dias: 28,29 e 30 de Agosto
Horário: 14:00-18:00
Formador: Denis Frank



===================================================

Imagem: André Bets

Rádio Escola

As diferentes forma de comunicação tem ao longo do tempo evoluido de forma muito rápida. O rádio é uma dessas ferramentas que ganham espaço nesse meio e se destaca pela dinâmica que vem ganhando, sobretudo no mundo virtual através da internet. Graças a esse fenômeno, hoje praticamente qualquer pessoa pode abrir e fazer funcionar uma rádio online. A escola é um ótimo lugar para desenvolver essa nova forma de comunicar e pensando nisso, o NTE Ananindeua criou essa oficina que tem sido um grande sucesso. Abaixo, a programação da oficina.

Escola: Helena Guilhon
USE 16
Dias: -29,30 e 31 de Agosto
Horário: 15:00-18:00
Formador: Eric Siqueira

===================================================
Imagem:Portal do Software Público Brasileiro




Linux Educacional

O LE é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (CETE) do Ministério da Educação (MEC). Para a versão 4.0, o MEC realizou um convênio com o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), que é um grupo de pesquisa do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) (Wiki).Conhecer melhor essa ferramenta é fundamental ao educador, uma vez que se trata de um software de distribuição livre (SDL) e que é apoiado pelo Ministério da Educação (MEC)  e utilizado nos laboratórios de informática e espaço interação nas escolas municipais. Entenda melhor o Linux Educacional e o que ele pode fazer por você.

Escola: Espírito Santo
USE 14
Dias: -03,04 e 05 de Setembro
Horário: Manhã- 08:00-12:00 Tarde: 14:00-18:00
Formador: Tony Cunha









RENOVAÇÃO NO ZULIMA

Uma ação importante dos professores lotados em Sala de Informática  Educativa - SIE é oportunizar o protagonismo dos alunos na escola através da formação e manutenção de Alunos Monitores para auxiliar nas rotinas e atendimento da SIE.
Nesse sentido, destacamos a constante renovação implementada pelos professores Orbélio, Raphael e Márcia da escola Zulima Vergolino - escola onde está sediada a USE 17 - que além de desenvolverem projetos interdisciplinares com o uso das TIC em parceria com os demais professores da escola mantém a formação de monitores que é renovada a cada semestre.
Os projetos desenvolvidos são o de jornal escolar e o de produção de histórias em quadrinhos com o software livre Hquê. Em 2011, está parceria rendeu como fruto o lançamento de um livro de poemas e histórias escritas e ilustradas pelos próprios alunos. 
Está inserção no ambiente escolar já rendeu parcerias com o NTE Ananin no tocante a formação de monitores através de oficinas como a de Manutenção de Computadores e Scribus. A participação dos alunos é intensa e cheia de interesse. O que mais surpreende é a faixa etária, existem monitores com 12 anos de idade.
Estamos muito contentes em poder participar dessa ação e damos as boas vindas a nova safra de monitores para o 2º semestre de 2012 que já está em processo de treinamento e formação com uma palestra sobre software de edição de texto e paginação - Scrribus.


Post e Fotos:   TC