sexta-feira, 26 de abril de 2013

Início dos cursos do EPROINFO-MEC

Informamos que os cursos do EPROINFO-MEC estão iniciando. Confira:

1- INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL- 40 h. Formadores: Marco, Teodomiro e Sidna.

  • Favor entrar em contato com os formadores pelo 32958758 para saber sua turma. Este curso será realizado em várias escolas.

2- CURSO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: Ensinando e Aprendendo com as TIC. (Turma: NTE) - Formadores: Giselle e Eric.

  • Data: 02/05/2013.
  • Horário: 15 h.  
  • Local: Nte Ananin.
Obs: Haverá outras turmas em Santo Antônio do Tauá (Formador: Denis), no João XXIII( Formador: ?) e no CAIC( Formador: ?).

3- CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS- 40h. (Turma: NTE)- Formadora: Célia.

  • Data: 02/05/2013.
  • Horário: 9 h.
  • Local: Nte Ananin.
Obs: Haverá também turmas nas escolas: Paraense e no Nedaulino.

Post: Eric

I Capacitação dos Núcleos de Tecnologias de Ananindeua, Belém e Benevides.

Nos dias 23, 24 e 25 aconteceram a primeira formação dos NTE’s de Ananindeua, Belém e Benevides. Os assuntos abordados e questionados serviram para que as equipes possam repensar em novas metodologias de ensino para o uso das tecnologias de informação e comunicação, sendo que foi destaque a mais nova ferramenta pedagógica, o Tablet Educacional. Além do Tablet educacional tivemos o conhecimento da nova plataforma do e-Proinfo que servirá de apoio pedagógico e colaborativo para desenvolvermos cursos direcionados para os diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores da SI, professores e alunos. Verificamos os conteúdos digitais e propostas de gestão de coordenação para as salas de informática. Teremos outros encontros para que possamos socializar os resultados obtidos a partir das ações que serão realizadas em cada Núcleo Tecnológico Educacional.

Todo esse esforço faz parte da nova política educacional do Pará, pois precisamos melhorar a qualidade da educação em nosso estado.


terça-feira, 23 de abril de 2013

NTE na Formação de Tablet

Material de Tablet Educacional

Dia 24 de abril o NTE Ananindeua irá participar da formação da equipe dos NTE´s de nosso Estado.O evento que ocorre nos dias 23,24 e 25 deste mês, no NTE Belém,  tem como principal objetivo preparar os formadores e multiplicadores do Estado para o grande Pacto pela Educação no Estado e para os futuros projetos na área da tecnologia educacional. Na ocasião o NTE Ananin, na pessoa de seu formador Denis Frank Machado, utilizará a apresentação abaixo. Estamos disponibilizando a mesma à todos caso queiram baixar e estudar, se você não tiver slideshare click aqui para baixar a apresentação. Em caso de dúvida entre em contato conosco.

segunda-feira, 22 de abril de 2013


Oficina de comunicação para a paz – Ministério da Saúde

Ontem, dia 21 de abril de 2013, encerrou a Oficina de comunicação para a paz, oficina promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno-ATSCAM/DAPES/SAS. Iniciativa que faz parte das ações de prevenção da violência e promoção da cultura de paz, através projeto Nas Ondas do rádio a prevenção da violência contra crianças e adolescentes, que também acontecerá nos estados do Nordeste, nas cidades do Rio de Janeiro, Florianópolis e Campo Grande.
O evento desenvolveu dinâmicas de sensibilização na temática da violência e atualização da linguagem do rádio utilizando a metodologia da problematização conexa às práticas da comunicação radiofônica na indução da educação em saúde. Profissionais do estado Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e Tocantins a Oficina culminou com a produção de spots da temática de   prevenção da violência contra crianças e adolescentes.

O NTE Ananindeua participou com 03 formadores representando o seguimento Rádio Escola. O evento direcionado para os estados da Amazônia legal, aconteceu aqui no município de Ananindeua no Hotel Martan Spa – Rodovia Mário Covas, 91,  nos dias 19, 20 e 21 de abril de 2013. Oferecendo aos radialistas, educadores e outros profissionais do rádio da região palestras de sensibilização:
-Apresentação da situação da violência contra crianças e adolescentes no País/Região/Estado.
-Imaginário da violência – Tipos e natureza da violência (Exposição dialogada).
-REDES e Sistema de Garantia de Direitos e importância da denuncia e notificação
-A importância do rádio na prevenção da violência contra criança e adolescente - Como tornar o radialista, protagonista da ação? Histórias da vida. 
-15:50 Comunicação e ação para a prevenção da violência contra a criança e adolescente - O rádio como instrumento cidadão e suas possibilidades. 
-Dinâmica – Acorda corpo! Afinar a garganta como se fosse um instrumento – exercício de vocalização.

Corpo Técnico do evento
Coordenação:
Gilvanir Pereira Grajeiro
Raquel Niskiee Sanches

Consultoras:
Mara Régia (Radialista)
Cristina Alvin Castello Branco (Pedagoga)
Mariana Simões Barros (Infraestrura)


Algumas informações do material do evento.
Por que o rádio? Considerado o meio de comunicação de massa mais acessível, o rádio está presente na vida cotidiana de praticamente todos os lares brasileiros. A sua popularidade começa na sua linguagem oral que privilegia o fazer de outras atividades enquanto se escuta os programas radiofônicos, mantendo aguçadas as emoções, reflexões e criatividade dos ouvintes.

Com qual objetivo? Agregar novos atores sociais às redes de atenção integral às crianças, adolescentes e suas famílias em situações de violências valorizando o potencial da linguagem radiofônica na difusão das ações de prevenção da violência e promoção da cultura de paz. Para tal, serão realizadas oficinas de sensibilização para cem profissionais de rádios comunitárias, educativas/escolares, comercias e publicas.
      Qual o objetivo? Utilizar o potencial do rádio na difusão das ações de prevenção da violência e promoção da cultura de paz no território.
      A quem se destina? Aos radialistas (100 no total) de rádios comunitárias, escolares, públicas e comerciais.
      Qual atividade? Realização de oficinas de sensibilização na temática da violência e atualização da linguagem do rádio utilizando a metodologia da problematização conexa às práticas da comunicação radiofônica na indução da educação em saúde. 


Resultados esperados?
1) sensibilizar 100 radialistas de rádios comunitárias, escolares, públicas e comerciais; 2) realização do levantamento situacional das rádios (comunitárias, escolares, publicas e comerciais; 3) a identificação de parceiros em potencial para associar habilidades e competências na execução do projeto. 4)construção do conteúdo metodológico; 5) realização de duas oficinas de sensibilização radialistas; 6) criação e produção 20 peças midiáticas (vinhetas, spots, rap, paródias, cordéis); 2 mil folders/fanzine sobre a temática; 7) realização de um seminário Nacional - culminância do projeto e 8) Culminância - Seminário Nacional para divulgação dos resultados e apresentação das peças produzidas.
Post: Marco Buro

Android: Por que ??? @#$#@$@!#


Por que Android ??

Muitas pessoas tem feito essa mesma pergunta quando falamos do Tablet Educacional do Ministério da Educação nas escolas onde prestamos assessoria, e a resposta é simples: 

Porque é um sistema aberto e livre. 

A escolha do sistema operaciona (SO) para ser utilizado nos Tablets deve seguir a mesma linha de sistema aberto e grátis do Governo Brasileiro. Por se tratar de um sistema aberto (Open Source) o Governo não precisa pagar royalties ou licença para utilizar os tablets, e ainda de quebra permite que desenvolvedores possam customizar o sistema de acordo com sua necessidade, coisa que não aconteceria caso o sistema escolhido fosse um programa autoral ou fechado como o sistema da Apple, o chamado (iOS). Além disso, atualmente o sistema Android tem crescido a uma velocidades incrível e já está prestes a superar a quase imbatível empresa da maçã de Steve Jobs. Todas as grandes empresas do mundo estão migrando para o sistema que inicialmente fora desenvolvido para câmeras fotográficas digitais e só depois migrou para a telefonia móvel, graças a mobilidade propiciada pela internet 3G e agora a 4G. Apesar de inúmeras propagandas anti-Android, o sistema continua crescendo e não adianta usar a desculpa de que é fragil e vulnerável ao ataque de vírus, pois isto também existe em outros sistemas operacionais, além disso a maioria das infecções por malwares ocorre fora da loja da Google (Play Store) o que é absolutamente aceitável. Já existem antivírus para o sistema Android (Avast e Karspersky) e isso não deve ser um problema maior. Quando pensar em comprar um tablet agora lembre-se desses detalhes e faça a sua escolha e que seja a melhor para sua necessidade.

É tempo de renovação no NTE Ananin



O NTE Ananin informa que no período de 23 a 25 deste mês toda equipe estará em formação Geral da CTAE. A formação compreende os seguintes cursos:

- Nova Plataforma E-Proinfo;
- Tablet Educacional
- Conteúdos Digitais para professores e alunos do Pacto.

Retornaremos a nossas atividades normais a partir do dia 26 (sexta-feira).

Agradecemos sua atenção e registramos o compromisso do NTE Ananin com a formação e o aperfeiçoamento contínuo de sua equipe de formadores.

domingo, 21 de abril de 2013

NTE Ananin na escola Erotildes Frota Aguiar





O NTE continua suas ações de assessoria às escolas de Ananindeua.Na última sexta-feira, dia 19, participamos de um encontro de formação de professores na escola Profa. Erotildes Frota Aguiar no conjunto Julia Seffer que está sob direção do professor Araújo.Logo no início do encontro foi servido um delicioso café aos participantes e feito a abertura oficial do evento. Na ocasião tivemos a oportunidade de asssitir palestras sobre os cuidados que o educador deve ter com sua voz e também da necessidade da percepção dos educadores em relação aos alunos com deficiência (não mais PNE). Também foi ministrada uma palestra muito interessante sobre DISLEXIA e projeto Jovens de Futuro com representantes da SEDUC.  
O professor e Formador do NTE Denis Frank abordou temas importantes como os cursos do e-Proinfo, as oficinas e a inclusão dos Tablets na escola . Sem dúvida alguma, essas ações são importantes para a inclusão digital e para a criação de novas oportunidades de acesso à informação e ao mundo das tecnologias. Atendendo a solicitação do Diretor, o NTE já se organiza para dar início aos cursos de formação naquela escola. Parabenizamos à direção da escola pelo convite e pela ótima iniciativa de buscar sempre a melhoria da escola e a união de toda a comunidade escolar. O NTE Ananin apoia e busca sempre novos caminhos de inserir as tecnologias na escola e a aperfeiçoar ainda mais as novas metodologias de ensino através das TIC.


Dica do NTE: Se você quiser saber mais sobre a DISLEXIA, assista ao filme "COMO ESTRELAS NA TERRA" Um emocionante filme indicado pelo professor/mestrando Teodomir. O filme pode ser baixado na íntegra pelo Youtube é só clicar no link do filme, baixar e se emocionar.