terça-feira, 14 de março de 2017

Marituba: NTE Ananin na escola Juscelino Kubistchek

 
O NTE Ananindeua esteve mais uma vez na escola Juscelino Kubistchek para formação de Computador Interativo e SEDUC Digital. A escola técnica agrícola é também uma referência na área rural e disponibiliza diversos cursos na área técnica tais como Agronomia, e é uma escola muito grande com diversas áreas experimentais e com um número muito grande de alunos.

Também nessa escola há o curso de informática e com o projetor interativo as aulas certamente se tornarão muito mais interessantes. Logo que chegamos nos deparamos com algumas maquetes rurais que simulavam a vida no campo, com direito a casinha simples, árvores frutíferas e vaquinhas malhadas. Durante a formação os professores se dedicaram muito em aprender e fizeram diversas perguntas referentes à formação. Esses momentos são muito importantes na medida em que proporcionam o surgimento de novas ideias e sugestão de muitas atividades.

O NTE Ananindeua tem o papel de levar a informação e demonstrar as possibilidades, mas o que fazer diferença mesmo é como os professores irão desenvolver esse conhecimento após a formação. Alguns realmente transformam radicalmente sua metodologia e a recompensa pelo esforço e dedicação vem através de resultados melhores tanto nas avaliações como na mudança de comportamento.

Agradecemos mais uma vez a direção a escola e aos professores que estiveram nos prestigiando nessa manhã. Esperamos aqui retornar mais vezes e ajudar a escola a desenvolver as tecnologias educacionais e a mudar a realidade do chão da escola.

NTE Ananindeua na escola Erotildes Frota Aguiar


 Os professores/formadores do NTE Ananindeua, Marco Buro e Eric Siqueira estiveram essa semana na escola Erotides Frota Aguiar para formação de computador Interativo e SEDUC Digital. A escola recebeu 2 (dois) equipamentos e já vem a certo tempo utilizando o mesmo, mas em sua maioria somente como projetor (uma das possibilidades) por justamente desconhecer as demais funções do equipamento. Durante a formação é natural que alguns professores fiquem mesmo céticos em relação as possibilidades e usabilidade do equipamento em sala de aula, mas pouco a pouco essa impressão vai ficando para trás e quando menos percebemos, uma mãe se levanta e a pergunta finalmente chega. A mudança na forma de dar aula e principalmente a inserção da tecnologia na sala de aula são fundamentais para que conquistemos cada vez mais nossos alunos. O mundo da tecnologia já é deles, eles nascem por meio de selfies para o mundo e quando menos esperam já é fácil usar um tablet ou um smartphone. Steve Jobs já previa isso quando teve a ideia do IPad por exemplo. Ele foi até uma fazenda, longe de tudo e sem nenhum tipo de tecnologia, e colocou de propósito um tablet perto de uma criança. Em poucos minutos, a criança já entendia e dominava alguns comandos e instintivamente interagia com aquela máquina fascinante. 

Muitas vezes o que nos falta é exatamente isso, essa curiosidade, essa busca pelo conhecimento de forma gratuita…é isso que muda o mundo e, sem dúvida alguma essa é a direção das escolas do futuro. Agradecemos à atenção e a confiança depositada em nosso núcleo e nos colocamos a disposição da escola sempre que precisar.