sábado, 31 de março de 2012

Texto: Pensando em Tecnologia

Pensando em Tecnologia [...]

Muitos são os educadores que ainda tem resistência ao uso da tecnologia em sua prática diária. Esta dificuldade muitas vezes é justificada pela falta de equipamentos ou de um laboratório de informática na escola. Na verdade o conceito de tecnologia esta direcionado ao uso de computadores mas isso é um mito. As tecnologias hoje disponíveis vão desde celulares (que praticamente todos tem)  com acesso a internet e as redes sociais até televisões interativas com  acesso a filmes em alta definição via internet em um simples apertar de botão. O Brasil atualmente ocupa a 5a colocação mundial no uso da internet para transações financeiras (Banking) e nossa tecnologia é exportada para diversos países. 

Em se tratando de educação, as tecnologias proporcionam uma maior interação entre o aluno e o professor. Já não somos os únicos a ensinar.Estamos em uma via dupla onde a todo momento o conhecimento é visto e revisto.Estamos aprendendo a aprender. O mundo já não tem tantas distâncias assim. As notícias que antes levavam até 2 dias para chegar em nossos notíciário de TV hoje leva apenas alguns segundos. As pessoas que antes não tinham voz, hoje falam através das redes sociais. Não só os hollywoodianos tem fama, os anônimos também e em algumas horas são "acessados" milhões de vezes e você ainda pode dizer se "curtiu" ou não. Que diria Zuckerberg quando fundou o facebook em 2004. E onde está o sucesso nisso? Nas pessoas. A internet ou qualquer outro meio de tecnologia só existem devido as relações humanas. É o interagir criando uma revolução no ensinar e no aprender.
 Os educadores podem então perguntar: O que fazer para mudar a minha prática? Como gostar de tecnologia? Será que a máquina não me substituirá? As respostas a essas perguntas são diversas mas todas elas nos levam ao mesmo caminho...o mesmo caminho de onde começamos: as pessoas. A máquina ainda não pode substituir o olhar, o fazer com amor, ela ainda não tem o poder de sentir as pessoas e tudo isso faz parte de um ambiente que existe dentro das salas de aula e no mundo em que vivemos. Porque mais importante que saber utilizar corretamente a tecnologia é saber lidar com sua parte mais complexa : O ser humano. 

 



quinta-feira, 29 de março de 2012

Cursos Proinfo

Contagem Regressiva...

Prezados cursistas inscritos no curso de 40 Horas "Introdução a educação digital". Esta é uma grande oportunidade de você entender melhor como o uso das tecnologias pode servir de apoio pedagógico a sua praxis.


Atenção para o calendário do curso:

Início Dia 10/04- Turma Manhã- de 08:00-12:00
Local: NTE Ananin
Tutor: Teodomiro

Início Dia 10/04- Turma Tarde- de 14:00-18:00
Local: NTE Ananin
Tutor:Denis 



Ainda há tempo...Faça já sua inscrição AQUI




terça-feira, 27 de março de 2012

FORMAÇÃO PROINFO INTEGRADO - 40HORAS


Encerramos mais uma formação de Introdução à Informática Educativa, curso de 40 horas do Proinfo Integrado. Formação ministrada para técnicos, professores e gestores da Créche de Referência de Educação Infantil “Essência Ananin”, localizada no bairro do Distrito Industrial, Ananindeua-PA.
A formação ocorreu nas dependência da CREI-1 Essência Ananin e foi uma grata supressa encontrámos, numa “área vermelha” do município de Ananindeua, instituição de ensino infantil com pré-escolar, com instalações físicas e quadro técnicos de exelente qualidade, o que ficou comprovado com a recepção e o acolhimento que tivemos durante o período do curso.
Esta formação só foi possível pelo empenho da coordenação da sala de informática da CREI-1, na pessoa da Profª Lenilza Machado e da coordenação do NTE Ananin que conjuntamente adequaram o curso para o período de recesso da instituição.
A instituição atende crianças de 0 à 5 anos, e em função desse diferencial, o curso foi realizado de forma que o uso dos software fossem direcionados, para melhor aproveitamento, às atividades cotidiana da instituição. Uma das ações de ensino importante para a clientela da CREI-1 é o aletramento, o que nos levou a pensar como aproveitar o editor de texto e o Impress, software de apresentação de slides do linux, em atividade de interação com crianças de até 5 anos. Coletivamente verificou-se várias possibilidades de desenvolvimento de atividades de interatividade com o software Impress: reconhecimento e a inter-relações de letras, imagens e sons.
Fica um dever de casa para o NTE Ananin, inserir no programa do curso de 100 horas, o desenvolvimento de interfaces interativas nas atividades do Impress. Essa demanda precisa ser trabalhada e pode gerar um projeto específico para os professores da CREI-1. E constitue-se em um exelente tema para desenvolvimento de monografia de especialização ou mestrado na área da educação infantil ou da informática educativa.
 No dia 30 de março (sexta-feira) ocorrerá a certificação na CREI-1, pela parte da Manhã (09:00h).