sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Cultura Digital e a Escola

Desde que foram disponibilizados pelo MEC/NTE os cursos do Proinfo Integrado - Introdução a Educação Digital, Tecnologias na Educação e Elaboração de Projetos -  tem sido um importante aliado na implementação de ações com o uso das TIC no ambiente escolar.
Os Professores que conhecem as especificidades das ferramentas tecnológicas tem mais segurança e ousadia para inovar nas suas práticas pedagógicas. Conseguem criar novas metodologias e, através de projetos, conseguem despertar a curiosidade e o interesse do aluno para o aprendizado.
A busca pela formação é uma decisão importante e necessária, mesmo com todas as dificuldades relatadas pelos cursistas do NTE Ananin - falta de tempo, distância, cansaço físico e mental devido a longa jornada de sala de aula - sempre, ao final das formações, os relatos de ganho pessoal e profissional acabam por superar as dificuldades.
Romper com o conservadorismo e a resistência da escola ainda é um dos desafios. Assista o vídeo.


Para a perfeita utilização dos equipamentos é necessário que o educador esteja familiarizado com o seu funcionamento, conheça suas aplicabilidades e potencial e, sobretudo, que entenda que o uso da tecnologia pressupõe a criação/utilização de novas metodologias.
Reconhecemos o esforço e empenho de nossos cursistas, e parabenizamos aqueles que já concluíram o curso de Introdução a Educação digital ofertado pelo NTE Ananin neste 1º Semestre. Os alunos do profº Teo Sanches, do profº Eric Siqueira, que completaram essa primeira etapa de formação aqui no NTE e aos alunos do Profº Marco Buro, e do nosso Tutor, profº Valdenei Souza, que concluíram essa etapa lá na Escola Armando Fajardo.
Confira as fotos:

A Jornada continua... Nossa parceria também. 
A certificação acontecerá no final de junho, em local e data a ser definida, entraremos em contato com vocês.
Lembramos que ainda temos vagas para o curso de 100horas.
Estamos a sua disposição aqui no NTE.
 Sucesso!!!
Post: TC
Fotos: TC, Marco, Valdenei, Teo

quinta-feira, 26 de maio de 2011

ICOARACI É AQUI

Atendendo a uma solicitação da direção da escola Maria Antonieta Serra Freire, através da vice-diretora Durciley do Socorro, o NTE Ananin esteve em Icoaraci fazendo uma visita de Assessoria ao projeto Rádio Escola.
A escola que está localizada no início da estrada do Outeiro surpreende pela organização, estrutura e recursos tecnológicos. A profª. Márcia, representante do Conselho Escolar, explica que graças aos projetos Mais Educação e Ensino Médio Inovador foi possível investir em equipamentos e revitalização de espaços que estavam ociosos ou sucateados. Em suas palavras: "fizemos questão de investir em equipamentos de qualidade para melhorar o serviço prestado a comunidade e proporcionar melhores condições de trabalho aos nossos professores e funcionários".
Graças a ação empreendedora da direção e conselho escolar o estabelecimento de ensino agora dispõe de Lousa Digital, dois Projetores,  Rádio Escola, Banda de Música e Fanfarra, Sala de Informática, Laboratório Multidisciplinar equipado e Biblioteca, um cenário de recursos didáticos de dar inveja a muita escola particular por aí.
Acreditamos que os professores encontram-se motivados e querem desenvolver projetos inovadores. Em nossa palestra "Tecnologias na Educação: Possibilidades e Desafios" pudemos dialogar com a equipe pedagógica e traçar ações de formação em serviço criando espaços e tempos necessários para a socialização de conhecimentos e conteúdos imprescindíveis à realização de projetos didáticos para a Rádio Escola, Jornal da Escola, mídias sociais e construção de história em quadrinhos.
As oficinas em parceria com NTE Ananin devem iniciar na próxima semana através de nossas ações de formação no Pororoca Sonora - uso do áudio na educação - com os professores Ruy Hendersom e Tony Cunha , Mídia Impressa - oficina de Hquê e Scribus -  com o professor Teo Sanches, Nte em Rede - orkut, facebook e twiter - com a professora Giselle Moreira.
Além das oficinas citadas os professores terão formação básica em Linux. Dessa forma, esperamos construir subsídios suficientes para o desenvolvimento dos projetos  a serem implementados ainda neste semestre.
Outra feliz iniciativa  foi a aquisição de Rádio Comunicadores para o pessoal de Vigilância - ninguém entra ou saí da escola sem estar devidamente anunciado -  A comunicação imediata evita a entrada de pessoas mal intencionadas e permite uma ação preventiva contra a violência na escola.
Nossas Felicitações a excelente gestão das verbas na educação esperamos que outras escolas sigam esse exemplo.
Confira as fotos:
Texto e fotos: TC

Rádio Escola e Rádio Web SEDUC

Alunos de escolas estaduais estrearão programa na Rádio “Web Seduc”

Com o objetivo de divulgar as ações das escolas, integrando alunos, professores e servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Rádio “Web Seduc” promoveu um encontro para definir datas, horários e programas que os alunos da escolas Palmira Gabriel, Aldebaro Klautau e Helena Guilhon apresentarão a partir do mês de Junho.
Sob a coordenação do professor Emanoel de Barros, a escola Palmira Gabriel estréia seu programa de rádio dia 08 de junho, de 9 às 10 horas. A escola Helena Guilhon, que tem a frente do Projeto Rádio Escola, o professor Sidney Silva, estréia no dia 09, no horário de 10 às 11 horas e a Aldebaro Klautau estréia dia 10, sob a coordenação da professora Dolores Abdeunor.
Nossos parabéns aos professores e alunos pelo grande trabalho realizado a frente das Rádios das Escolas acreditamos que em breve outras escolas estarão aptas a estrear programação na rádio Web Seduc.
Post: TC
Fonte: Site Seduc

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS DIGITAIS

CURSO DE SCRIBUS

Em junho estaremos oferecendo o curso de Scribus - Editoração Eletrônica: diagramação com Software Livre. Com objetivo de estimular o uso do programa de editoração como recurso favorável à divulgação da aplicação dos recursos da tecnologia no processo ensino aprendizagem.
O Scribus é um Software livre desenvolvido à produção de revistas, brochuras, jornais, folders, enfim qualquer documento que necessita de uma boa apresentação de texto e imagem.

Téo Sanches

quarta-feira, 25 de maio de 2011

1/4 de blog 1º semestre/ 2011.

Olá meus jovens,

A Ação...
Estaremos promovendo no NTE Ananin na próxima quarta-feira dia 25/05, à tarde (15:00 às 17:00), a ação 1/4 de blog voltado aos alunos do curso de blog aplicado à educação. Este será de frequência opcional, pois servirá de apoio aos alunos que porventura estejam com dificuldades em realizarem as atividades do curso, mais detalhes abaixo.

Objetivo...

Dar suporte aos alunos com dificuldades em realizarem as atividades do curso. Se você está tendo dúvidas e realmente precisa de uma aula presencial para esclarecer melhor, esta é a hora.

Quando?

Na quarta dia 25/05. Nesta quarta-feira será apenas à tarde, mas na próxima quarta-feira dia 01/06 queremos dar suporte de manhã e de tarde, mas confirmo por email com vocês.

Onde?

NTE Anaindeua- Escola Antônio Gondin Lins Cidade nova VI- Av. SN 21 s/nº- entre WE 65 E WE 68- Bairro:Coqueiro-CEP:67.020-420. Fonetriste91) 3295 8758


Outro assunto é sobre nossos prazos, hoje termina o prazo para a entrega da atividade 4, e até agora só 21 cursistas entregaram, imagino que seja por algum problema, por isso estamos criando a nossa 1/4 de blog.

Aguardo vocês.

Eric

terça-feira, 24 de maio de 2011

Como funciona o Facebook?


O Facebook é uma rede social que permite conversar com amigos e compartilhar mensagens, links, vídeos e fotografias. A ferramenta criada em 2004 pelos americanos Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Chris Hufghes e pelo brasileiro Eduardo Saverin  também permite que você receba as novidades das páginas comerciais das quais gostar, como veículos de comunicação ou empresas. Para você entender melhor seus recursos, NOVA ESCOLA explica abaixo as principais funcionalidades oferecidas.
Depois de entrar na rede, curta a página de NOVA ESCOLA e acompanhe as nossas novidades.

  • Para se cadastrar, encontrar amigos e editar seu perfil
Ao entrar no Facebook, é aberta uma página para um cadastro inicial e gratuito, que pede nome, sobrenome, email, sexo, data de nascimento e uma senha. Depois que sua conta for criada, a rede social sugere que você localize seus amigos que já estão cadastrados por meio dos seus contatos do seu email e/ou MSN Messenger. Essa etapa é opcional. Para que as pessoas encontradas façam parte do seu grupo de amigos, você deve pedir uma autorização para adicioná-las, assim como as pessoas devem pedir uma confirmação sua para entrar na sua rede. O Facebook possibilita que você envie um convite por email para as pessoas da sua lista que ainda têm perfis na rede.

Para editar o seu perfil, preencha as informações básicas, como cidade, sexo, data de nascimento e idiomas. Em foto do perfil, você define a imagem da sua página, como uma foto pessoal copiada de seus arquivos ou tirada com webcam (câmera ligada ao computador para a transmissão de imagens pela internet).

Você pode acrescentar outras fotos em álbuns e mais informações no seu perfil, como onde trabalha e estuda, além de detalhar gostos pessoais. Com exceção das informações básicas e da foto do perfil, a privacidade de tudo que você publicar em sua página é opcional.

  • Como funciona o ''feed de notícias'' e o que é ''mural''
No centro da sua página inicial no Facebook, aparece o ''feed de notícias'', ou seja, as atualizações dos seus amigos, os links que eles divulgam, os vídeos, as notícias etc. Você pode comentar cada item ou clicar no botão ''Curtir'' para demonstrar que gostou daquele conteúdo. Da mesma forma, o que você divulgar no campo ''O que você está pensando'', pode aparecer no ''feed de notícias'' deles. Quanto mais um conteúdo for curtido ou comentado, mais aparece para as pessoas da sua rede.

Além do feed, cada usuário tem o seu mural, que aparece ao clicar sobre seu nome, informando o que foi curtido, recomendado, publicado e quem foi adicionado recentemente. Todas as suas ações aparecem nessa página, em ordem cronológica, da última para trás.
  • Como conversar com seus amigos
Se não quiser trocar mensagens publicamente com seus amigos nos murais deles, você pode conversar em particular com um ou com um grupo com as ''Mensagens'' e tudo que for escrito por todos aparecerão na mesma janela.

Outra maneira de se comunicar é o bate-papo, que possibilita a troca de mensagens instantâneas com as pessoas que estão online, status indicado por uma bolinha verde, na coluna esquerda de sua página inicial.
  • O que são os aplicativos
Os aplicativos do Facebook são ferramentas que permitem criar eventos, fazer listas de vídeos, integrar o que publicar no Twitter e no Youtube. Além disso, existem ferramentas de interação criadas por outras empresas ou pessoas, como jogos e testes temáticos e até brincadeiras para enviar aos amigos.
  • O que são os ícones do Facebook nos sites e as caixas de recomendações
Muitas empresas têm uma página própria na rede social para divulgar notícias, novidades e interagir com as pessoas que gostam de seus produtos. Ao curtir uma página, você recebe em seu ''Feed de notícias'' o que for publicado.

Uma ferramenta comum nos sites, sobretudo nos jornalísticos, é a caixa de ''Atividade Recente'', que aponta links para reportagens, vídeos e outros conteúdos do site comentados ou curtidos no Facebook. Você também pode encontrar em muitos sites a caixa de ''Recomendações'', que oferece indicações personalizadas para quem visita essa página, considerando todas as interações feitas pela sua rede nele.
Para sugerir aos seus contatos uma página interessante, procure nela os botões  "Recomendar" ou  "Curtir" e clique. Se ela não tiver nenhum botão relacionado ao Facebook, use a caixa ''Compartilhar'' da usa página inicial na rede, escolha o tipo de conteúdo (Status, foto, link ou vídeo) e copie o link. As informações desse conteúdo são carregadas automaticamente, mas você pode editá-las.

O NTE ANANIN E AS REDES SOCIAIS
Acreditamos no grande potencial educativo das mídias sociais pois é notória  sua penetração entre os educandos.
Intencionando ampliar o debate sobre o uso do orkut, facebook, twiter, etc. na educação estamos disponibilizando o serviço de assessoria técnico/pedagógica aos professores e escolas.
Aguardamos seu contato!!

Fonte: Facebook > Maria do Carmo
Imagem: Google

Post: Giselle

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Mais Incentivo a Projetos Inovadores

 Depois do Ano Ibero-americano da Leitura comemorado em 2005, foi criado o Prêmio VIVALEITURA, com o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura.
Ele é uma  iniciativa do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cultura (MinC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o patrocínio da Fundação Santillana,  e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O Prêmio VIVALEITURA faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
Todos os anos, são premiados trabalhos nas seguintes categorias: 1) "Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias"; 2) "Escolas Públicas e Privadas"; e 3)"ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais", que desenvolvam trabalhos na área de leitura. Em cada categoria, os vencedores recebem um prêmio no valor  de R$ 30 mil.
Na categoria Sociedade, há a distinção da Menção Honrosa a ser atribuída a projetos de empresas com foco no tema "formação de mediadores de leitura". A distinção abrange programas e projetos de apoio, promoção e patrocínio, na área de leitura, desenvolvidas por empresas, públicas ou privadas. O projeto que se destacar por sua abrangência, permanência confirmada e alta relevância será considerado merecedor da Menção Honrosa.
Post: TC
Fonte: site viva leitura

Educação Inovadora - TIC

 Ações de incentivo ao uso das TIC na educação são sempre divulgadas em nosso Blog. É notório o surgimento de diversas iniciativas públicas e particulares como concursos e prêmios nas áreas de vídeo, fotografia, redes, etc.
A algum tempo atrás divulgamos o Educarede, o Claro Curtas mídias móveis e agora estamos divulgando a 3ª edição do Prêmio Instituto Claro – Novas Formas de Aprender e Empreender, que apoia projetos que utilizam as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) para inovar na aprendizagem como forma de alcançar o desenvolvimento humano e social.
A ideia do Prêmio é incentivar e auxiliar na implementação de ações inovadoras que possam impactar positivamente contextos educacionais formais e não formais.
São R$ 150 mil destinados destinados às melhores propostas, que devem se enquadrar em uma das duas modalidades da premiação: Inovar na Escola e Inovar na Comunidade.

Clique nos links abaixo para entender as características de cada uma e escolha em qual delas você vai expor a sua ideia transformadora.


Esperamos estar divulgando ações implementadas nas escolas públicas de nosso estado concorrentes a premiação, não só pela premiação mas, principalmente, pela coragem de inovar.
Mais uma vez colocamos nossas Linhas de assessoria técnico/pedagógica a disposição dos professores.

Pororoca Sonora – Áudio na Educação, Rádio Escola, Rádio Web, Podcast;
Mídia Impressa – História em Quadrinho, jornal da escola, Scribus;
Redes Sociais – Facebook, orkut, Twiter, Jimdo;
Blog na Educação – Criação e otimização de Blogs;
Poétic@ Digit@l – Imagem móvel e fixa, vídeos e fotografia;
NTE até o FIM - Formação Técnica, Inclusão Digital e Meio Ambiente.

Entre em contato conosco!!!

Post: TC
Imagem: Web