sexta-feira, 18 de março de 2011

Cursos do Proinfo Integrado

Informamos aos inscritos nos cursos do Proinfo Integrado, ofertados pelo Nte Ananin, que as aulas terão seu início a partir do dia 31 de Março.
Confira, abaixo, os horários e locais de realização:

Introdução à Educação Digital - 40 h
Visa promover a inclusão digital de professores e técnicos em educação. O objetivo é apresentar o computador, o sistema operacional LINUX, (BotoSet Cabano), os principais aplicativos do pacote Br-Office e as propostas de trabalhar pedagogicamente com a Internet. Não é necessário que o cursista tenha conhecimentos em Informática para se inscrever.
O curso é presencial e tem carga horaria de 40 horas.

Turma A - 2ª e 4ª feira - 08:00 às 12:00 horas - Local: Nte Ananin - 04/04
Turma B - 3ª e 5ª feira - 14:00 às 18:00 horas - Local: Nte Ananin - 05/04

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h.
Este curso objetiva articular , de modo criativo, a tecnologia ao trabalho do professor, discutindo concepções, metodologias e estratégias de ensino. A carga horária é de 100 horas. O curso é semipresencial e utiliza o Portal Escolar – Plataforma Moodle - da SEDUC.
É pré-requisito para este curso conhecimentos básicos em informática, editor de textos e navegação na internet.

1ª Aula Presencial dia 31 de março às 15:00 horas no Nte Ananin

Elaboração de Projetos - 40 h.
Neste curso os professores são instigados a pensarem e articularem três elementos: o projeto, as tecnologias e o currículo. Durante o curso, o professor elabora e executa um projeto pedagógico em sua escola, e busca refletir sobre todo o desenvolvimento do processo, ou seja, da elaboração à execução.
A carga horária é de 40 horas e o curso é semipresencial e utiliza o Portal Escolar – Plataforma Moodle - da SEDUC.
É pré-requisito para este curso conhecimentos básicos em informática, editor de textos e navegação na internet.
 
1ª Aula Presencial dia 01 de Abril às 16 horas no Nte Ananin

Informamos que ainda existem vagas e que de acordo com a procura poderemos criar novas turmas em outros horários e locais.

Post: TC

Lotação de Professores e PCCR


Estamos vivenciando um momento muito especial para os educadores da rede estadual que é a discussão sobre tópicos de grande importância para todos os profissionais da educação que acontecem paralelamente que são, a implementação do PCCR, reedição da portaria de lotação para o ano de 2011 e índices de reajuste salarial.

Essas são questões que afetarão a todos. Portanto, objetivando lançar luz aos debates e manter nosso público informado sobre a temática estamos publicando os destaques da Blogosfera. Confira nos links abaixo:




Nós que trabalhamos diretamente com as tecnologias na Educação estamos apreensivos com os rumos dessa discussão e reforçamos nosso desejo de que  os debates aconteçam,   as possíveis mudanças sejam discutidas e que os avanços alcançados na melhoria da implementação das tecnologias na educação - como formação de professores, lotação nos espaços pedagógicos e garantia de vantagens aos professores - não sofram um retrocesso.

Post: Antonio Cunha

Equipamentos para escola Gaudêncio Ramos


Em nossa visita de assessoria a Escola Gaudêncio Ramos, no PAAR, podemos constatar que as reformas na parte elétrica da Sala de Informática finalmente ficaram prontas e a escola poderá receber a instalação dos computadores novos recebidos em 2010.
Na oportunidade realizamos manutenção nas máquinas antigas, com o auxílio do técnico do suporte a USE 15, Albert, e deixamos as bancadas preparadas para receber os novos equipamentos

 
A diretora Marilene Amorim nos falou do grande desgaste sofrido frente a comunidade escolar pela demora da rede física em solucionar do problema e ao mesmo tempo demonstrou muito entusiasmo em poder contar com a Sala de Informática como recurso pedagógico para o ano letivo de 2011.



A equipe do Nte Ananin já tem agendado para o dia 31/03 oficina pedagógica de elaboração de projetos com o uso das TIC no cotidiano escolar para os professores da escola que poderão, através das tecnologias, agregar novos valores a projetos como o de coleta seletiva e paz na escola.
Já encaminhamos a positivo e-mail solicitando a instalação dos computadores que esperamos poder usar já na semana pedagógica.
Nossas felicitações a mais esta conquista da escola Gaudêncio Ramos. Nos veremos na semana pedagógica.

Post e imagens: TC

quarta-feira, 16 de março de 2011

CONCURSO DE LOGOMARCA

   Em posts anteriores destacamos aqui a iniciativa empreendedora do professor Denis machado que criou o Centro de Formação Contínua, ambientado na plataforma Moodle, o Centro fornece cursos e oficinas abertos a comunidade em geral.
   Iniciativas como está merecem sempre atenção e incentivo pois promovem a aproximação da tecnologia com a educação.
  Veja as novidades da empreitada:
Atendendo a pedidos, mudamos o visual de nosso Blog, ele está mais bonito e mais fácil de encontrar as informações. Estamos sempre abertos a sugestões de cursos e a sua necessidade. Se tiver algum curso que ainda nao tenha em nosso Centro é só pedir, sugerir um curso que nao mediremos esforços em lhe atender. Também buscamos novos talentos, se você tiver um curso ou palestra e quiser participar de nosso site é só mandar seu projeto para nosso site.
Aproveitamos a oportunidade e adiantamos que estamos fazendo o concurso para escolher a nossa Logomarca definitiva. Queremos que esta seja uma escolha democrática e por isso mesmo fazemos questão de convidá-los para esse vento.
O Prêmio da logomarca escohlida será um Celular pré-pago e desbloqueado. Os trabalhos podem ser mandados para nosso e-mail em: denismachadoo@gmail.com
  Clik aquie saiba mais sobre os cursos.
 Post: TC
Imagem: Web
 

 

EDUCAREDE 2011


Fundação Telefônica premiará trabalhos pedagógicos de TIC

   Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Internacional EducaRede 2011, evento promovido anualmente pela Fundação Telefônica com o objetivo de fomentar o trabalho em equipe no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sala de aula. O concurso é aberto a alunos e professores de todo o mundo. O prazo final para a realização de inscrição é o dia 2 de maio.

   Este ano, pela primeira vez, se poderá participar com trabalhos criados com qualquer tipo de ferramenta pedagógica ligada às TIC, como blogs de blogger ou wordpress, wikis, webquest, trabalhos com Google docs, speaking images, canais de podcast ou de YouTube, usos didáticos das redes sociais etc. Esses trabalhos competirão em duas modalidades: “Docentes com alunos” ou “Somente Professores”, dependendo se os alunos tiveram ou não um papel ativo no desenvolvimento do trabalho.
   Para participar do concurso, os alunos devem formar equipes e, com a ajuda de um professor, realizar trabalhos relacionados com as matérias do currículo escolar de seu país. As diferentes categorias de participação são divididas conforme a idade dos alunos, começando a partir dos três anos.
  Um jurado internacional outorgará três prêmios para cada categoria e modalidade de participação, contemplando o professor, os alunos e o centro educativo/escola ao qual pertençam. Além disso, o júri poderá conceder até um máximo de três prêmios especiais, dentre todos os trabalhos apresentados, em cada um dos seguintes temas: Trabalhos orientados a facilitar o acesso às TIC e à educação de crianças com necessidades especiais; trabalhos realizados utilizando a tecnologia móvel/celular; trabalhos colaborativos realizados entre docentes e alunos de diferentes países; e trabalhos colaborativos realizados entre docentes e alunos de distintas escolas, no mesmo país.
  Os prêmios serão equipamentos tecnológicos de uso educativo. As informações sobre o Prêmio Internacional Educarede, os prazos de entrega de trabalhos e as bases para inscrição podem ser consultados no site www.educared.org/premiointernacional
 Uma grande oportunidade para os professores que utilizam as TIC em seu fazer pedagógico. Lembramos que a Professora lotados na Sala de Informática da Escola Agostinho Monteiro, Tânia Sanches e Aderilson Parente, já participaram do Educa rede e tiveram seu trabalho publicado na revista do projeto e destacaram que é uma ótima oportunidade para motivar os alunos a realizarem pesquisas e produção de conhecimento através das ferramentas tecnológicas.
A equipe do NTE Ananin está a disposição dos interessados para fornecer suporte pedagógico e técnico na participação do Educarede. Entre em contato conosco.
Post: TC



terça-feira, 15 de março de 2011

NTE ANANIN EM AÇÃO

      O NTE Ananin, dando continuidade aos assessoramentos pedagógicas, esteve presente nesta segunda feira - 14 de março de 2011, a três escolas: EEEF Pietro Gerosa, EEEFM Walter Bezerra Falcão e EEEF Espírito Santo. A visita visa diagnósticar e solucionar possíveis problemas para o início do ano letivo 2011.
     Na EEEF Pietro Gerosa, conhecemos a nova sala de informática educativa, que irá funcionar este ano, com bancadas e parte elétrica  prontos.
     Na escola EEEFM Walter Bezerra Falção, além de visitar a escola, conhecemos a USE 14 e colocamo-nos a disposição para implentar curso na referida USE.
     Já a EEEF Espírito Santo recebeu do NTE ananin e USE 14 quatro computadores completos para a sala de informática, que será inaugurada no início do ano letivo.
O NTE Ananin não está medido esforços para que no início do ano letivo de 2011, as escolas das unidades 14, 15, 16, 17 estejam com suas salas de informáticas em pleno funcionamento.